Mundo do trabalho

Em uma entrevista, como falar das experiências anteriores?

Segundo pesquisa, alguns jovens ainda mentiriam e ressaltariam coisas ruins dos antigos empregos.

24/10/2019 às 07h29, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade 

Momentos de dissabores no ambiente de trabalho não são incomuns e afetam grande parte dos funcionários. Por muitas vezes, os desprazeres causam mágoas profundas nas pessoas e são difíceis de serem esquecidas. Logo, sempre paira a dúvida: “em uma entrevista, qual é o melhor meio de falar de suas experiências anteriores?”.

Essa pergunta foi o foco do último estudo realizado pelo Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, entre 16 e 27 de setembro de 2019. Ele contou com 38.994 jovens de 15 a 28 anos, em todo o país e mostrou o ponto de vista dos mais novos em relação ao tema.

Para 53,99%, ou 21.051 participantes o ideal é uma postura imparcial. Ou seja: “seria neutro, destacaria pontos positivos e negativos”. De acordo com o analista de treinamento do Nube, Everton Santos, ressaltar coisas boas da antiga atuação fortalece a imagem e gera uma boa percepção.

“Ao mesmo passo, informar alguns episódios desgastantes também não é um demérito, mas é necessário ponderar a maneira como se vai expor essas ocasiões”, ressalta. O ideal é utilizar os fatos ruins como algo capaz de contribuir para formação das ações do cotidiano.

Outros 43,62% (17.010) afirmaram: “falaria bem, pois devo enaltecer meu aprendizado”. A trajetória de um profissional é única e repleta de histórias nas quais houve ganhos. Na seleção é importante mencioná-las. “Afinal, para o recrutador, entender o quanto as escolhas foram responsáveis por proveitos, não só para si próprio, mas para a empresa, aponta uma preocupação com o crescimento pessoal em sinergia com o resultados”, explica. Contudo, 1,22% (475) revelaram: “só citaria coisas boas, mesmo não sendo a verdade”.

Nesse caso, o ato seria prejudicial, pois esse é um momento de respostas sinceras. “A organização espera contar com honestidade. Quando diagnosticada a mentira na fala, certamente, o candidato ficará em desvantagem”, enfatiza Santos.

Há também quem opte pela linha da queixa. Assim, 0,84% (328) comentaram: “assumiria não ter sido bom, mas responsabilizaria os gestores” e 0,33% (130) pontuaram: “falaria mal, foi uma experiência ruim”. Em qualquer circunstância se abster de uma responsabilidade não é correto. “O indicado é valorizar as bagagens adquiridas e não buscar culpados, pois a ética deve ser considerada”, aconselha o analista.

Além disso, todos podem aprender com situações desagradáveis. “No mínimo, isso gera consciência do certo e errado. Olhar para algo insatisfatório e tirar algum proveito é uma tarefa cuja humildade é fundamental. Dessa forma, caso volte a acontecer, o indivíduo já terá o conhecimento de como reverter a seu favor”, conclui.

Para quem está em busca de uma oportunidade a dica preciosa é ser sincero, listar quais aprendizados conquistou em outras companhias, seja na universidade ou trabalhos voluntários e prezar pelo equilíbrio emocional, afinal, ele é quem permitirá aprender frente às adversidades. “Digo sempre para transmitir também o quanto se está disponível para novos ensinamentos e demonstrar interesse em se desenvolver cada vez mais”, finaliza o especialista.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade