Saúde

Serviço de transplante cardíaco está em fase de implantação no Dom Pedro de Alcântara

A diretora do Hospital Dom Pedro de Alcântara, Sandra Peggy, salientou que é um grande avanço para o município e a Bahia

23/10/2019 às 16h50, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O Hospital Dom Pedro de Alcântara e a Santa Casa de Misericórdia, em parceria com o Incárdio, terão muito em breve um novo serviço. As instituições assinarão, na próxima segunda-feira (28), um termo de compromisso com Hospital Sírio-Libânes para implementação de transplante cardíaco.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A diretora do Hospital Dom Pedro de Alcântara, Sandra Peggy, salientou que é um grande avanço para o município e a Bahia. Ela explicou como será o processo de implantação do serviço na unidade de saúde, que faz parte da alta complexidade.

“Esse Termo de Compromisso diz respeito ao projeto que a gente vinha começando a trabalhar há quase dois anos e no dia 27 de junho foi habilitado e publicado no Diário Oficial pra Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Dom Pedro de Alcântara, em parceria com o Incárdio, para realização do transplante cardíaco. Existe um processo inicial, cuja abertura será na próxima segunda-feira, às 9h, no Hotel Atmosfera. E durante a semana toda a equipe será capacitada por uma equipe do Hospital Sírio-Libanês, que é quem vai treinar e capacitar toda a nossa equipe do transplante cardíaco. Um grande avanço para Feira de Santana e pra nós também, porque é um hospital que já está habilitado no transplante renal e já fez mais de 200 transplantes, e agora está habilitado para o transplante cardíaco”, informou Sandra Peggy ao Acorda Cidade.

Ela disse que a equipe passou por algumas etapas técnicas, como equipe avaliada e currículo de profissional; a instituição é vistoriada por uma equipe do Ministério da Saúde e do Hospital Sírio-Libanês para ver se há capacidade funcional de transplantar os pacientes cardíacos. “Então é um contexto de avaliação técnica e avaliação institucional também. A importância disso não tem dimensionamento. Imagine que há 10 anos quantas coisas já mudaram na saúde de Feira de Santana, principalmente na alta complexidade que está dentro da Santa Casa. É custoso e trabalhoso, e é o Sistema Único que custeia”, destacou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com a cirurgiã cardiovascular Ivana De Lamônica, responsável técnica pela equipe transplantadora, na Bahia há três unidades transplantadoras, porém apenas uma realiza o serviço até o momento.

“Hoje nós temos uma unidade transplantadora já cadastrada, onde foram realizados três transplantes, que é o Hospital Ana Nery, em Salvador. Esses transplantes no Ana Nery a gente tem notícia que está suspenso temporariamente. Então o Hospital Dom Pedro está surgindo agora como um segundo polo transplantador, porém ainda em fase de implantação e capacitação da sua equipe. Também nós temos o terceiro polo transplantador, que também está em fase de capacitação, que é em Vitória da Conquista, numa instituição chamada IBR. Então, nós temos três habilitados: o Ana Nery, o Hospital Dom Pedro e o IBR. Porém, só quem faz transplante ainda é o Ana Nery. Os outros dois polos estão em fase de capacitação”, detalhou.

Ela explicou ainda que um paciente está habilitado a receber um coração transplantado quando o dele não funciona mais. Isso, conforme a cirurgiã, leva a um problema chamado insuficiência cardíaca, que faz com que a qualidade de vida do paciente seja muito baixa.

"Depois de ter passado por várias avaliações e detectado que o paciente não tem mais condições de usar só o remédio ou dispositivos, é indicado o transplante de coração pra esse paciente. Nós estamos em fase de capacitação do serviço. Apesar de habilitado e promulgado esse serviço a gente vai passar por uma fase de tutoria pelo Hospital Sírio-Libanês, que é escola de transplante e é um serviço totalmente financiado pelo Ministério da Saúde. Existe uma fila de espera grande, a nível nacional, e tem mais de 100 pacientes aguardando nessa fila", acrescentou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade