Saúde

Secretaria de saúde inicia campanha de combate a sífilis

A coordenadora do programa IST-HIV-AIDS, Vanessa Sampaio, informou que durante toda a semana está sendo realizada testagem rápida diagnóstica.

22/10/2019 às 12h18, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Ney Silva

O dia 19 de outubro e Dia Nacional de Combate a Sífilis. Para controlar a doença em Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou na segunda-feira, dia 21, e prossegue até sexta feira, dia 25, a Semana Municipal de Combate a doença. A coordenadora do programa IST-HIV-AIDS, Vanessa Sampaio, informou que durante toda a semana está sendo realizada testagem rápida diagnóstica. Ela informou que mediante um teste positivo, o tratamento será realizado de forma imediata.

A coordenadora informou que a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível assim como o HIV, mas que tem cura, e que por isso é importante a testagem e a adesão ao tratamento. Ela informa que a parceria também deve se tratar, senão a pessoa vai voltar a se infectar, inclusive em casos da sífilis congênita, quando passa de mãe para filho, tanto a mãe quanto o parceiro devem fazer o tratamento.

“A sífilis é uma infecção causada por uma bactéria e existem alguns estágios diferentes. Um estágio importante de ser dito é a sífilis primária, que inicia com uma ferida em região íntima que não dói, não arde, não coça, não tem pus. Essa ferida pode aparecer e depois sumir, então é importante ficar atento. Existe também o estado da sífilis que é assintomático, a pessoa não tem sintomas”, informou.

Vanessa Sampaio falou ainda sobre a cura da sífilis. Segundo ela, após a adesão ao tratamento e o paciente não sendo reinfectado, em cerca de três semanas, pode se chegar a cura.

Números

O número de pessoas infectadas pela sífilis tem aumentado em Feira de Santana. No ano passado foram 179 casos e esse ano já são 245, segundo informou a coordenadora Vanessa Sampaio. “A gente percebe que esse aumento ocorre porque as pessoas procuram mais para fazer o teste”, destacou.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade