Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
24 de Outubro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Brasil

Todas as notícias
Publicado em 12/10/2019 17h49.

Cartilha chama a atenção para prevenção a acidentes com crianças

Publicação virtual aborda cuidados para traumas mais comuns
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Cartilha chama a atenção para prevenção a acidentes com crianças
Foto: Arquivo Agência Brasil

Acorda Cidade

Agência Brasil - Cerca de 3,6 mil crianças morrem por ano no Brasil vítimas de algum tipo de trauma e outras 111 mil são hospitalizadas, segundo a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait).

A entidade aproveita o Dia das Crianças, comemorado hoje (12), para chamar a atenção quanto ao tema e lançar uma cartilha virtual sobre prevenção e cuidados para os casos de trauma mais comuns na infância, como quedas, ferimentos, queimaduras, afogamentos, engasgos e acidentes de trânsito.

O guia “Prevenção de Traumas em Crianças – Você precisa saber evitar”, feito em parceria com o Comitê Brasileiro das Ligas de Trauma (Cobralt), tem onze páginas escritas e ilustradas de forma simples e didática e pode ser baixado gratuitamente no site, na seção Publicações.

Para cada item abordado são dadas dicas de prevenção e instruções de como agir, caso ocorra algum problema. Além disso, a cartilha também explica como fazer a RCP (Reanimação Cardiopulmonar), para casos graves de afogamento, e a Manobra de Heimlich, para os casos em que as crianças se engasgam.

Segundo o presidente da Sbait, o cirurgião do trauma Tércio de Campos, trauma é toda vez que alguma coisa se choca com o nosso organismo, causando um impacto físico e uma agressão ao corpo. Na maioria das vezes todos esses acidentes podem ser evitados se o adulto conseguir avaliar que a situação oferece risco.

"São cuidados simples que mostramos na cartilha. Mas, caso venha a ocorrer algum acidente, é importante saber agir. Os primeiros socorros, em muitos casos, podem ser a diferença entre viver, morrer ou viver com sequela. É muito, mas muito importante que o leigo saiba o que fazer até a chegada de uma esquipe médica. A cartilha tem o objetivo de enfatizar a prevenção e fazer as pessoas entenderem a potencial gravidade de algumas situações”, disse o médico.

Emergência

Ele reforçou, ainda, caso não possa ser evitado, toda vez que ocorrer algum acidente a criança deve ser encaminhada para a emergência do hospital para que seja feita uma avaliação visando verificar qual a profundidade dos danos.

"Felizmente a maioria dos traumas são bem leves, isso é frequente, e mesmo nesses casos, os pais devem observar a criança e não pensar que nada pode ter acontecido. Essa atenção redobrada - nos casos nos quais não for [a criança] encaminhada ao hospital - devem existir para que a criança seja acudida e tratada a tempo", explicou.

Campos destacou, também, que é preciso que as famílias não pensem que acidentes nunca ocorrerão com elas e entendam que a proteção aos filhos deve ser uma preocupação constante, porque as crianças estão em constante crescimento e desenvolvimento e não têm consciência do tamanho do próprio corpo e que podem se machucar.

"Ela [a criança] não tem consciência de que pode morrer afogada em uma banheira ou de que a queda de uma janela alta pode trazer sérias consequências. Somos nós, adultos, que precisamos estar sempre atentos e, além disso, orientá-la para que, com o tempo, ela saiba se cuidar”, finalizou o cirurgião.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Garota de 13 anos mata irmã grávida e arranca bebê de barriga para dar golpe
Brasil

Garota de 13 anos mata irmã grávida e arranca bebê de barriga para dar golpe

Ela ainda matou sobrinho de 7 anos; comparsa daria bebê para mãe que fingia gravidez

Brasil

PF investiga grupo de empresas que fraudava licitações da Petrobras

A 67ª fase da Lava Jato foi deflagrada na manhã desta quarta-feira

Funcionários de fazenda e cavalos morrem eletrocutados no PA
Brasil

Funcionários de fazenda e cavalos morrem eletrocutados no PA

Os dois não perceberam um fio de energia elétrica de alta tensão que havia se despendido no local, segundo ...

Vídeo

Clube Euterpe Feirense passa por reforma e ganha novo nome: Arena Jacaré Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta Quarta-Feira 23.10:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram