Mundo do Trabalho

O que é necessário para se tornar um diplomata no Brasil

Entenda a carreira de diplomata e saiba o que é necessário para concorrer a esse cargo

09/10/2019 às 15h54, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A carreira de diplomata está entre as mais concorridas do país. Com salários que superam R$ 18 mil, o cargo é desejado por diversas pessoas que chegam a se preparar por vários anos até que consigam ser aprovados nos exames obrigatórios e sejam chamados para ocupar o cargo em algum outro país.

A principal função de um diplomata é representar o país em outras nações, negociando acordos em nome do Brasil e dando apoio aos brasileiros que estejam em viagem ou vivem no exterior. O diplomata também recebe e administra informações importantes para a política externa.

O profissional deve representar os interesses e a soberania nacional em outros países, prezando sempre pelas melhores relações internacionais.

Mas o que é necessário para iniciar nessa carreira, que tem como remuneração aos profissionais iniciantes um salário de R$ 12.962, para quem ocupa a vaga de Terceiro-Secretário, além de contar com diversos outros benefícios?

Para se tornar um diplomata, a pessoa precisa ter um diploma de graduação, independentemente do curso de Ensino Superior. No entanto, é comum que as pessoas que tenham desejo em seguir nessa carreira acabem optando pelo curso de Relações Internacionais, o que já pode dar uma boa base para os seus estudos posteriores.

Além disso, o candidato deve ser aprovado no Concurso de Admissão do Instituto Rio Branco (IRBr), um órgão ligado diretamente ao Ministério das Relações Exteriores.

Essa prova normalmente é aplicada todos os anos, com a seleção dos candidatos ficando à cargo do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

Fases da prova para diplomata

Para garantir que o candidato domina alguns assuntos básicos para a carreira, o exame é composto por quatro etapas. Na primeira etapa, existem questões objetivas referentes a conhecimentos básicos de Português, Inglês, História Mundial e do Brasil, Geografia, Economia, Direito e Política Internacional.

Na segunda fase, as questões são exclusivamente sobre a Língua Portuguesa, incluindo exercícios de interpretação e uma redação.

Na terceira fase, são abordados novamente os mesmos conteúdos da primeira fase, com exceção de História Mundial e Português e a inclusão de Direito Nacional e Internacional. Essa fase é dissertativa e exige que o candidato discorra sobre o que é solicitado nos enunciados.

A quarta fase é composta por exercícios de outros dois idiomas, francês e espanhol, considerados essenciais para a carreira de diplomata.

Entre os cargos que podem ser exercidos por quem entra nessa carreira estão os cargos de Segundo-Secretário, Primeiro-Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda-Classe e Ministro de Primeira-Classe (também conhecido como Embaixador).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade