Mundo do Trabalho
Relações Públicas: profissão desafia a crise empregatícia
Hoje comemora-se o Dia Interamericano das Relações Públicas (RP)
26/09/2019 às 14h47, Por Maylla Nunes
Agência Educa Mais Brasil
Cerca de 12 milhões de brasileiros seguem desempregados, conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, diante desse cenário, um mercado vem se destacando pela crescente oferta de vagas na área: o de Relações Públicas.
A área de Relações Públicas tem muitos caminhos para o profissional seguir, podendo trabalhar com comunidades, governo, empresas privadas, na produção de eventos, no planejamento de comunicação e com o relacionamento com a imprensa, por exemplo.
Outro fator positivo é que a área é democrática para os diversos perfis de profissionais, contemplando desde os mais extrovertidos, que conseguem se relacionar bem com o público, até os mais introvertidos, que podem atuar na área do planejamento.
Associação Latino-Americana de Relações Públicas (ALARP)
No Brasil, em 1998, foi criada a Associação Latino-Americana de Relações Públicas (ALARP), entidade sem fins lucrativos, que tem como missão unificar esforços que velem por objetivos comuns no desenvolvimento profissional das Relações Públicas na América Latina. No país, anualmente, no dia 26 de setembro comemora-se o Dia Interamericano das Relações Públicas (RP).
Conforme o presidente da ALARP, professor e coordenador do curso de Comunicação Social da Ucsal, Marcello Chamusca, “nenhuma organização, independentemente de ser empresarial, uma ONG ou do governo, pode prescindir de se relacionar com o seu público e, portanto, de fazer relações públicas”. A fala do profissional reforça a vasta oportunidade que um RP tem no ofício da atividade e indica como o mercado das relações públicas, no Brasil, é amplo e crescente, conforme projeção da ALARP.
Entenda o que faz um relações-públicas
Esse profissional está habilitado para construir e promover a reputação de uma instituição pública ou privada, bem como intervir para um bom relacionamento entre empresa e cliente. Para tanto, define a estratégia e executa projetos de comunicação, transmitindo os valores, objetivos e as ações da organização. Atua voltando seu trabalho tanto para o público externo (clientes e fornecedores) quanto para o interno (funcionários).
Para estar habilitado para atuar é necessário fazer o curso de Relações Públicas. Trata-se de uma graduação de nível superior que faz parte da Comunicação Social. A graduação dura, em média, quatro anos na modalidade bacharelado. A formação capacita o profissional para assumir responsabilidades de construir, promover e preservar a boa imagem da empresa ou instituição perante seus clientes internos e externos.
A forma de ingresso para esse curso dá-se por diversas formas. O interessado pode estudar em uma universidade pública, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou Sistema Unificado de Seleção (Sisu), bem como recorrer ao Financiamento do Ensino Superior (Fies) ou a programas de bolsas de estudos.
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