Mundo do Trabalho

Processo seletivo: dicas para se sair bem e conquistar o primeiro emprego

A seguir, dicas que prometem dar uma nova perspectiva ao assunto:

24/09/2019 às 08h34, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Algumas coisas são insubstituíveis em um processo seletivo. A Eureca que o diga. A empresa, especializada em jovens e em sua jornada no mercado de trabalho, acredita que cinco palavras mudam todo esse processo: empatia, vulnerabilidade, consciência, autogestão e diversidade. O que fazer com elas? Introduzi-las a seu dia a dia. Vivê-las.

Basicamente, essa foi a forma que a empresa encontrou para mudar os jargões utilizados pelo mercado durante esse caminho. Coragem, persistência, liderança e toda a coisa de “super-herói” já não podiam mais retratar essa fase delicada e importante para os jovens.

A seguir, dicas que prometem dar uma nova perspectiva ao assunto:

Tenha a empatia como premissa

Em um processo seletivo, todos estão no mesmo barco. Aquele mar de desconhecidos também deseja conquistar a vaga e também está sob tensão para os desafios. O segredo, então, consiste em questionar a si mesmo e entender como é possível se superar frente a todos esses obstáculos. O resultado pode ser um ambiente onde todos performam melhor e compartilham seus receios, construindo um senso de coragem coletiva.

Há força na vulnerabilidade

Lembra daqueles conceitos de super-heróis? Nós sabemos que eles têm lá seu potencial, mas coragem, perseverança e resiliência, para nós, nasce de outro lugar: da vulnerabilidade. Conhecer suas imperfeições é se aprofundar de sua consciência, logo, a vulnerabilidade nunca é fraqueza, mas sim verdade e a real coragem. É compreender suas fraquezas, assumi-las e trabalhá-las. Isso é o que um verdadeiro líder faz – e os avaliadores vão saber reconhecer isso.

Mantenha a consciência sempre por perto

As perguntas serão muitas. Por que prestar esse processo seletivo? Você quer mesmo isso? Você está certo? Você está errado? A rotina agitada nos faz agir mais do que pensar. Eis o erro. É preciso parar, analisar, pensar com qualidade e calma para, então, agir. Essa é uma atitude simples que só tende a trazer bons frutos: decisões corretas e relevantes para seu crescimento e clareza de atitudes,

Trabalhe e viva a Autogestão

Termos como “responsável”, “autogerido(a)”, “accountable”, “organizado(a)”, “bom/boa com metas”, entre outros, são cada vez mais encontrados em descrições de vagas em diferentes empresas. A Autogestão é um valor e metodologia que quando demonstrado pode contar muitos pontos em um processo de seleção de talentos. Mas como aplicar isso? Pratique no dia a dia. No nível individual, por exemplo, isso se dá através da utilização de ferramentas (Trello, Google Calendar) e constante senso de autorresponsabilização nas atividades de rotina.

Valorize e SEJA diversidade

Diversidade não se treina, se explora. É preciso sair da bolha e consumir conteúdos fora de seu padrão pessoal, estar aberto a aceitar, valorizar, aplicar e SER diversidade. Isso é algo que flui de acordo com experiências vividas e conversas com pessoas diferentes e algo que muda não só o ambiente de trabalho, mas todas as áreas da vida. 

Não há certo ou errado nessa nova abordagem, essa é apenas uma nova visão para refletir, evoluir e ajudar nas oportunidades. Afinal, qualquer empresa valoriza isso, né?

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade