Feira de Santana

Dia da Árvore é comemorado com plantio e caminhada ecológica em Feira

A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semman), com apoio da Conder e da Embasa.

21/09/2019 às 16h23, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz e Ney Silva

Foi comemorado neste sábado (21), em Feira de Santana, o Dia da Árvore. A data foi marcada por um passeio ecológico e plantio de árvores na praça da Lagoa Grande, no bairro Caseb. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semman), com apoio da Conder e da Embasa.

Participaram da ação da prefeitura, os estudantes da Escola Municipal Helena Assis Suzart, que receberam orientações e plantaram árvores como aroeira, oliveira e nogueira. A estudante Juliane Bispo dos Santos, de 9 anos, foi a primeira a plantar uma árvore na praça.

“Foi muito bom e sempre eu vou vir aqui pra olhar minha planta. Eu sempre venho aqui brincar e lá no colégio eu cuido bem das árvores”, afirmou a garotinha.

Estudante do 5º ano do ensino fundamental I, Janaina Machado também gostou da iniciativa da secretaria. “O nosso planeta está precisando de ajuda. Eu já plantei pé de feijão, pé de abóbora, pé de melancia, já nasceram e eu colhi. A nossa professora fala muito sobre isso, que não devemos jogar lixo no chão”.

A diretora da escola, professora Tânia dos Santos, destacou a importância do trabalho de conscientização para os estudantes.

“É um trabalho importante porque a gente traz as crianças pra vivenciarem na prática o que a gente ensina em sala de aula, os conteúdos sobre a preservação do meio ambiente, de cuidar, preservar, catar lixo, então trouxe os estudantes pra eles observarem e aprenderem a plantar uma árvore e saber que eles moram na comunidade e daqui a um tempo eles vão passar e vão ver”, informou.

A assistente social da Embasa, Dayane Silva, ressaltou que é com muita felicidade que a Embasa participa desses momentos. “As crianças são as nossas melhores multiplicadoras de informação”.

O chefe de educação ambiental da prefeitura, João Dias, informou que foi feito o plantio de árvores durante toda a semana.

“No Brasil se comemora a Semana Nacional da Árvore e hoje foi o clímax. Então nós em parceria com a Embasa, a Conder e a Igreja Católica, viemos aqui realizar esse plantio no entorno da Lagoa Grande com as crianças, que vão cuidar do planeta. Estamos felizes porque foi possível para o município plantar uma enorme quantidade de árvores durante a semana e também o pessoal do governo do estado tem plantado cerca de 600 mudas”, disse.

Ele disse também que hoje foram plantados três tipos de árvores medicinais, que foram o Ipê, a Aroeira e a Nogueira. “Além disso, plantamos Oiti e Sibipirona. As árvores diminuem a velocidade do vento, controlam a erosão, melhoram a qualidade de água, retiram os gases da atmosfera, proporcionam que os animais e seres humanos possam viver melhor.” 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade