Bahia

Secretaria da Educação do Estado dialoga sobre parcerias com a embaixada da Finlândia

O secretário Jerônimo Rodrigues falou da importância dessa relação de parceria com a Finlândia.

21/09/2019 às 06h37, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com o objetivo de estreitar relações para a possibilidade de futuras parcerias no âmbito da Educação, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) dialogou, nesta sexta-feira (20), com o embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonem. O encontro, na sede da SEC, no Centro Administrativo, contou com a presença do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues; do Cônsul Honorário da Finlândia, em Salvador, Wilson Andrade; além de dirigentes da SEC e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI). O estudante Emanoel Paixão, do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (IAT), que havia manifestou o desejo de ser secretário da Educação, também acompanhou esta e outras agendas institucionais, a convite de Jerônimo Rodrigues.

Na reinião, foram discutidos alguns assuntos relacionados às áreas da Educação e de Tecnologia, nos quais a Finlândia tem interesse em participar através de ações em parceria com as duas pastas do Estado. Outro tema discutido foi o evento SLUSH, que acontece anualmente na Finlândia, onde startups e profissionais de tecnologia se encontram com investidores intencionais e executivos. O evento é organizado por uma comunidade de empreendedores, investidores e estudantes.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou da importância dessa relação de parceria com a Finlândia. “Trata-se de um país com uma Educação muito bem estruturada e, inclusive, é um exportador de inovação e tecnologia por conta da educação que é praticada lá. Muitos estados brasileiros fazem intercâmbio enviando estudantes do Ensino Médio, da graduação e da pós-graduação. Além disso, nós temos, na Bahia, por exemplo, investimentos específicos da Finlândia na celulose, no Extremo Sul, além dos recursos tecnológicos de celulares, de assessoria de mão de obra para polos com profissionais que vêm fazer revisão de equipamentos da indústria”, destacou.

Jerônimo também comentou sobre os desdobramentos do encontro. “Fizemos encaminhamos com a responsável da Educação da embaixada para construirmos uma parceria e as nossas equipes sentarão nos próximos dias para montar uma agenda de trabalho, que, com certeza, haverá um intercâmbio entre as nossas escolas com as escolas finlandesas e as universidades para a gente possibilitar a visita de nossas equipes e, da mesma forma, contribuir, porque também temos condições de aportar uma agenda de partilha de tecnologia”, afirmou.

O embaixador Jouko Leinonem também reforçou o interesse da Finlândia na parceria com o Estado. “A Finlândia é muito conhecida no mundo inteiro em termos de Educação e claro que todos os países têm seus sistemas de Educação e tradições diferentes e nosso objetivo é trazer este modelo finlandês para a Bahia. Nós viemos também para dar um pouco de inspiração. Sempre recebemos delegações do Brasil e esperamos, no futuro, receber as da Bahia também”, disse.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade