Bahia

Novo comandante da 20ª CIPM intensifica policiamento nas praias de Cabuçu e Bom Jesus

Atualmente, a 20ª CIPM é responsável pelo policiamento de 10 cidades, dentre as quais estão listadas além das cidades de Santo Amaro e Saubara, Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuípe.

18/09/2019 às 15h45, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Com um novo comandante, a 20ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) – responsável pelo policiamento nas cidades de Santo Amaro e Saubara, entre outras cidades – apresentou em entrevista ao Acorda Cidade, novas estratégias de combate a criminalidade, especialmente nas praias de Cabuçu e Bom Jesus.

Há menos de um mês como comandante da 20ª CIPM, o Major Carlos Flávio Góes Farias, está elaborando novas metas de policiamento com utilização de forças especializadas para atuar de forma específica em casa região.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós assumimos o comando da 20ª CIPM e estamos analisando a região. Estivemos no final de semana em Cabuçu e Bom Jesus para ter realmente o conhecimento do terreno e faremos operações com as guarnições naquela localidade. Já estamos mobilizando um efetivo par atuar especificamente naquele local. Estamos atuando com guarnições do Peto, estamos colocando também o policiamento motorizado e em breve também utilizaremos o quadríciclo com efetivo a pé nas praias”, informou.

Sobre a atuação de facções criminosas na região, o major explicou que está realizando barreiras com atuação itinerante e que a polícia está realizando um estudo. Os detalhes não podem ser divulgados, logicamente, por questões estratégicas.

“Primeiro ponto, intensificar o policiamento, utilização de barreiras e atuação do Peto de forma itinerante. Nós estamos localizando certos alvos e estamos partindo para cima. A segunda fase deve ocorrer nos próximos dias. Já tivemos reunião com o comandante do CPRL Luziel Andrade para estabelecermos novas metas de policiamento com utilização de forças especializadas. Nós ainda estamos fazendo um estudo, mas precisamos deixar em sigilo. A análise de toda a região, de quem está atuando naquela área de forma criminosa, está sendo levantados e a resposta será dada”, destacou.

Arrombamentos em residências

Sobre os arrombamentos em casas de veraneio, o major disse que é importante o apoio da população registrando queixas e passando informações. Ele disse também que vai disponibilizar um número de celular para a população entrar em contato com a polícia.

“Precisamos das informações por parte da população para combater os arrombamentos. Nos próximos dias estaremos disponibilizando um número de celular para que a própria comunidade possa, de forma discreta, nos informar sobre essas casas que estão sendo invadidas. Nós iremos lá para retirá-los. Também temos informações que possíveis grupos estão armados e a Polícia Militar vai atuar com o uso da energia necessária para tal”, destacou ao Acorda Cidade.

Praias e segurança

O Major Carlos Farias enfatizou que a população pode ficar tranquila para fazer passeios nas praias neste verão.

“Com certeza nós conseguiremos restabelecer a sensação de segurança e a paz social naquela região. Não se preocupem, começamos agora, mas eu creio que até o verão ou até muito antes, essa solução já tenha um resultado satisfatório”, assegurou.

Quadriciclos e paredões

Sobre o uso de quadriciclos particulares, sons automotivos e paredões, o major informou que dentro do planejamento consta ações para inibir abusos.

“Nós teremos reuniões com a prefeitura para ver esta questão de como iremos utilizar barreiras para que esses veículos não tenham acesso às praias. Será uma união das autoridades para que a gente possa controlar o número de veículos, que inclusive está muito ligado ao excessivo uso de álcool, e tomamos conhecimento de tráfico de drogas onde existem esses paredões”, relatou em entrevista ao Acorda Cidade.

Major Carlos Farias foi subcomandante do Batalhão de Guardas, diretor da Unidade Prisional de Segurança Máxima em Serrinha, do Batalhão de Guardas, e do Batalhão de Choque, entre outras.

Atualmente, a 20ª CIPM é responsável pelo policiamento de 10 cidades, uma área de 1935 kmª, dentre as quais estão listadas além das cidades de Santo Amaro e Saubara, Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuípe.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade