Economia

Como ingressar no mercado financeiro?

Pré-requisito é se formar em algum curso de administração, finanças ou economia

17/09/2019 às 14h23, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Muitos estudantes interessados por assuntos relacionados à economia possuem o sonho de ingressar no mercado financeiro, seja por meio do trabalho em bancos, corretoras ou na bolsa de valores. Os salários são extremamente atrativos e o recém-formado pode exercitar e utilizar as habilidades aprendidas durante a graduação, além de estar em contato direto com temas que impactam diretamente a economia nacional e mundial.

O primeiro passo, de fato, é prestar um vestibular para um curso que forme profissionais para trabalhar com essa área de atuação. Hoje existem diversas possibilidades: administração, economia (com ênfase em várias áreas) e finanças são algumas das principais. Há, inclusive, cursos de ciências econômicas ead (à distância), para quem não tem possibilidade de se deslocar presencialmente a um polo de ensino.

Já na faculdade, a dica é aproveitar todas as oportunidades possíveis. Candidatos que fazem trainee ou estágio em empresas e instituições financeiras saem na frente do que aqueles que só vão tentar uma vaga depois de formados. Uma área na qual os novatos podem começar em corretoras ou bancos é a de back-office. Funciona como um departamento de suporte de negócio responsável pelo processamento das transações e liquidações.

Pode parecer chato começar por uma posição mais administrativa, quando tudo o que se quer é adrenalina e atuar na linha de frente, mas é a partir dessas áreas que o recém-formado pode se desenvolver e galgar novas possibilidades dentro da instituição.

Depois de se formar, outra recomendação é procurar por certificações profissionais, de acordo com a área de atuação com a qual se deseja seguir. Alguns exames, inclusive, são obrigatórios. Em 2003, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma resolução para obrigar profissionais que lidam junto a clientes a comprovar um mínimo conhecimento sobre o mercado de valores.

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) é o principal órgão certificador para quem quer trabalhar no mercado financeiro. Ela realiza diversos exames de acordo com a posição a ser ocupada, como o ANBIMA CPA-10, para quem quer trabalhar na prospecção e venda de produtos juntos aos clientes, o ANBIMA CPA-20, para quem quer atender investidores qualificados, com mais de R$ 300 mil aplicados, o ANCORD, obrigatório para agentes autônomos de investimento, e o cfp®, para atuar no planejamento financeiro e estratégias de investimentos de acordo com o perfil dos clientes.

Como qualquer área de atuação, você pode buscar as vagas em sites especializados de emprego ou nos próprios sites das instituições financeiras. O LinkedIn também se estabelece como uma forma de criar relacionamento com os profissionais da área e procurar oportunidades. É necessário se preparar com antecedência para algumas posições e ter paciência com o processo seletivo, que pode ser longo e exigente.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade