Feira de Santana

Reunião técnica do Programa de Aquisição de Alimentos tem a presença de representantes de vários municípios

O evento está sendo realizado nesta segunda e terça-feira no auditório da Pousada Central na Rua Marechal Deodoro.

16/09/2019 às 15h17, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Ney Silva

Uma reunião técnica da Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, reúne em Feira de Santana representantes de 187 municípios de 27 territórios. O evento está sendo realizado nesta segunda e terça-feira no auditório da Pousada Central na Rua Marechal Deodoro. Estão presentes nesta reunião, dezenas de prefeitos, secretários municipais e representantes de entidades beneficiadas pelo programa.

A diretora do Departamento de Segurança Alimentar da Prefeitura de Feira de Santana, Ivone Fernandes, explica como é a participação do município no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Recebemos diariamente 3 mil litros de leite para serem distribuídos entre 74 associações. Os alimentos também tem chegado e estão atendendo creches, escolas, Cras. O nosso público alvo é o pessoal mais carente, mais vulnerável. São associações que a gente entrega e eles distribuem para esse público”. 

Cidade localizada a cerca de 280 quilômetros de Feira de Santana já na divisa com Sergipe, Itapicuru foi representada pelo prefeito Magno Souza. Ele explica os benefícios do programa PAA. “É um benefício que vem trazer grande avanço para nossa agricultura familiar. Observando o depoimento de muitos produtores e também de prefeitos da região, lá no nosso município não é diferente. É uma região carente e temos, graças a Deus, grandes produtores da agricultura familiar produzindo alimentos e sem a destinação correta, então com o PAA alimentos vai atender mais o povo carente”, afirmou.

A superintendente de inclusão e segurança alimentar da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Rose Pondé, dá detalhes sobre essa reunião técnica. “Aqui se trata de renovação de metas. É como se fosse o aditivo do convênio, como se fosse um novo contrato, mas o termo é meta, é plano operacional. A partir desse momento vamos dá início na renovação com os municípios que já estavam e através da compra direta com novos municípios de um novo plano operacional que se estende de setembro até julho do próximo ano”, disse.

O secretario de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, destacou a importância do Programa de Aquisição de Alimentos. “Esse é um instrumento importante que a gente leva a mais de 170 municípios, vamos investir mais de 32 milhões de reais com objetivos muito claros. Primeiro de fixar o homem do campo, depois de garantir a esse homem geração de emprego e renda, o outro papel do programa é distribuir esses alimentos comprados da agricultura familiar para as creches e escolas municipais, então também é um trabalho de assistência social e estimula o cooperativismo”, destacou.

A reunião técnica do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) prossegue nesta terça-feira com palestras e orientações aos representantes dos municípios.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade