Saúde

Tem crise de ansiedade? Veja como a alimentação pode te ajudar

Segundo nutricionista, alimentos mais saudáveis podem amenizar sintomas da doença

13/09/2019 às 11h14, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Você sabia que alguns alimentos podem ajudar a reduzir a sensação de ansiedade? A adoção de hábitos mais saudáveis na alimentação ajuda no processo de amenizar o Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG). É o que diz a nutricionista Jéssica Santos.

“Existem alimentos que afetam o sistema nervoso central e, quando ingeridos em excesso, potencializam os sintomas da TAG. Como, por exemplo, a cafeína que está presente no café, refrigerantes e chás”, diz a especialista.

Veja alguns dos grupos alimentares que ajudam a amenizar a ansiedade:

Frutas

Alimentos ricos em antioxidantes como frutas vermelhas e cítricas ajudam a proteger células cerebrais, contribuindo para o bom funcionamento do sistema nervoso central. A vitamina C também presente nesses alimentos diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado em situações que geram estresse e ansiedade. “Além de consumir essas frutas in natura, é possível também incluir sucos integrais ou geleias das frutas na dieta”, recomenda.

Cereais integrais
Por apresentarem carboidratos complexos, cereais integrais como arroz, aveia e trigo ajudam a manter o nível de açúcar no sangue equilibrado, fator responsável pela sensação de calma prolongada.

Proteínas vegetais
Ervilha, soja, lentilha e feijão são alguns exemplos de proteínas vegetais que atuam na regulação de serotonina, conhecido como hormônio da felicidade por promover a sensação de relaxamento e bem-estar.

“Além dos benefícios para combater a ansiedade, esses alimentos quando consumidos dentro uma alimentação balanceada também são capazes de melhorar a qualidade do sono, um dos primeiros fatores a serem afetados pela TAG”, informa.

A TAG tem sintomas como irritabilidade, tensão, dificuldade de se concentrar e de dormir. Caso os sintomas persistam, é importante buscar ajuda médica psicológica e seguir as orientações recomendadas.

Fonte: iBahia  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade