Feira de Santana

'Crianças estão fora da sala de aula nos residenciais do Minha Casa, Minha Vida', denuncia vereador

Segundo o vereador, vários residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida foram construídos, realocando famílias de alguns bairros para outros, porém não houve um planejamento na construção de novas escolas.

05/09/2019 às 16h15, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Foi realizada nesta quinta-feira (5) uma audiência pública, para discutir a prestação da educação nos residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Feira de Santana. O vereador Roberto Tourinho, que cobrou da Comissão de Educação da Casa da Cidadania essa audiência, afirmou ao Acorda Cidade, que o município desde o ano de 2011 não atinge a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e que somente construir algumas escolas não resolve o problema.

Segundo o vereador, vários residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida foram construídos em Feira de Santana, realocando famílias de alguns bairros para outros, porém não houve um planejamento na construção de novas escolas.

“Se Feira de Santana está abaixo da média do Ideb, é porque faltam projetos pedagógicos que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino. Visito vários residenciais do Minha Casa, Minha Vida e tem me chamado atenção a grande quantidade de crianças que deveriam estar em sala de aula e que estão perambulando. Fomos informados pelos pais dessas crianças, que não estão sendo encontradas vagas disponíveis nas proximidades desses residenciais”, informou.

O vereador ainda citou vários exemplos. Um deles é o residencial Campo Belo, que fica no Campo do Gado Novo. “Esse residencial tem 3.612 moradores, são 111 blocos e 680 casas. Vizinho deste residencial está sendo entregue agora no mês de setembro o residencial Habitar do Sertão. São mais 360 casas, então se somarmos serão mais de 1200 casas. Lá só existe uma escola próxima e ela já não atendia a demanda dos moradores antigos, quanto mais de todos esses novos moradores”, disse.

Outro exemplo citado por Roberto Tourinho é o residencial Viver, no Alto do Rosário. Segundo ele, esse residencial envolve as comunidades do Rosário, Conder, Parque São Jorge, Rio São Francisco, Santa Barbara e outras unidades e boa parte das crianças estão sem estudar.

“Algumas estão estudando em uma chácara, que o município há três anos colocou enquanto estaria sendo construída uma nova escola. Porém as crianças ainda estão lá e muitas abandonam os estudos”.

O residencial Parque dos Coqueiros é o terceiro exemplo que o vereador levou até o plenário da Câmara. Segundo ele, esse é um dos mais distantes do centro de Feira de Santana, mas por não ser considerado zona rural, as crianças não têm direito ao transporte. “Elas tem que ir estudar em escolas dos bairros Pampalona, Campo Limpo, Asa Branca. Os pais dessas crianças, na sua maioria, não tem o dinheiro para pagar para elas irem para escola. Quando a gente vai lá encontra uma grande quantidade de crianças, correndo, brincando e pulando ao invés de estarem na escola”, afirmou.

O vereador Roberto Tourinho destacou que o município deve buscar atender principalmente aos residenciais, pois há um grande número de crianças que não estão estudando. Além disso, ele afirmou que existem outros problemas como ruas sem CEP. “A responsabilidade é da prefeitura de nominar as ruas e mandar para os Correios. As pessoas não podem comprar pela internet, pois não tem como receber nada pelos Correios”.

Em relação aos questionamentos do vereador Roberto Tourinho, a Secretaria Municipal de Educação esclareceu, através de nota enviada ao Acorda Cidade, que oferece um percentual de vagas superior ao determinado pelo Governo Federal. Para as localidades onde foram construídos condomínios Minha Casa Minha Vida, a orientação é oferecer 30% para creches e pré-escola e 100% para o Ensino Fundamental.

Em Feira de Santana, a Seduc cobre o percentual de 60% da demanda de creche, (Grupo 3, 3 anos), e 84% para Pré-escola (G4 e G5, 4 e 5 anos, respectivamente); e 100% para o Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 6º ano. Isto em um raio menor que o estabelecido pelo governo federal, no raio de 1,5km. 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

apresentação teatro

Feira de Santana

Dia Mundial do Teatro: conheça os projetos que favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens em Feira de Santana

Ao todo, seis teatros fazem parte da composição dos espaços no município.

27/03/2024 às 20h10

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do Mês da mulher na Uefs

Feira de Santana

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do mês da mulher na Uefs

Além da oferta de produtos oriundos da agricultura familiar, o evento também recebeu o apoio da Secretaria Estadual de Políticas...

27/03/2024 às 20h01

Projetos Lacre do Bem

Doação

Campanha Lacre do Bem faz entrega de cadeiras de rodas em Feira de Santana

Desde 2013, a iniciativa tem feito a diferença na vida de muitas pessoas através da acessibilidade, doando cadeiras de rodas....

27/03/2024 às 18h35

image

Rádio acorda cidade