Cultura

2ª edição do prêmio Cultura e Desenvolvimento Local fomenta patrimônio cultural de Feira de Santana

Integrando o programa Belgo Bekaert Forma e Transforma, a iniciativa prevê encontros formativos e prêmio de até 10 mil reais para fortalecimento de projetos socioculturais locais

01/09/2019 às 17h50, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Promovido pelo Belgo Bekaert Arames e realizado em parceria com ONG Favela é Isso Aí, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local propõe uma série de ações que visam desenvolver, fomentar e fortalecer o setor artístico e cultural de Feira de Santana. A partir do diagnóstico, realizado em 2016, foram identificadas as principais oportunidades para potencializar iniciativas locais: capacitação de gestores e produtores culturais, estímulo à discussão sobre o cenário local e proposição de novos caminhos para o setor.

Em 2017, o programa realizou a capacitação de mais de 60 gestores, artistas e produtores locais. No ano passado, nove iniciativas locais foram contempladas com Prêmio de até 7 mil reais para desenvolvimento de suas ações, que puderam ser conferidas na Mostra Final, realizada em novembro na Praça Fróes da Motta. Na edição de 2018 foram realizados 58 eventos contemplando cerca de 200 artistas e 23 territórios/instituições. Ao todo, mais de 5 mil pessoas foram beneficiadas pelos eventos dos projetos.

Dando sequência às ações realizadas, neste ano o Prêmio selecionará, por meio de edital, 10 projetos socioculturais que receberão, além do apoio financeiro, formações e acompanhamentos das ações durante aproximadamente oito meses, culminando na Mostra da Diversidade Cultural, com apresentações de todos os grupos contemplados, prevista para março de 2020.

Os interessados poderão participar do workshop de apresentação do edital e regulamento, que acontecerá na próxima segunda, dia 02 de setembro, às 19 horas, no SESI do Alto do Cruzeiro, que também é parceiro da iniciativa. O evento será oportuno para esclarecimento de dúvidas sobre o prêmio e a forma de inscrição. O regulamento do Prêmio já se encontra disponível para consulta em: https://drive.google.com/file/d/1glQ_aLXIbpFRpm9ZD7s56bP_bzo5L7j0/view.

Clarice Libânio, membro da equipe de coordenação do projeto, destaca a importância desta nova edição: “O programa irá selecionar e premiar grupos culturais, artistas, coletivos e manifestações do patrimônio imaterial de Feira de Santana que contribuam com sua maneira e com suas ações para o desenvolvimento local. Além de fomentar o patrimônio cultural do município, também permite o aperfeiçoamento dos artistas e grupos em suas práticas artísticas e de gestão, através de diversas capacitações e encontros formativos”.

Rosana Neder, Gerente de RH da Belgo Bekaert Arames em Feira de Santana reforça o interesse da empresa em colaborar com o desenvolvimento local, por meio do apoio às iniciativas do município “A Belgo Bekaert Arames reconhece a riqueza e a diversidade cultural de Feira de Santana e por isso prioriza o investimento que incentive e colabore a formação e desenvolvimento dos artistas e grupos da cidade”.

A Mostra da Diversidade Cultural é uma realização da ONG Favela é Isso Aí, Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania e Governo Federal e Belgo Bekaert Arames, viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Os parceiros e apoiadores locais são a UEFS, Prefeitura Municipal de Feira de Santana e FIEB / SESI.

Sobre a Belgo Bekaert Arames

Com o objetivo de ser a principal empresa mundial em soluções de arame, a Belgo Bekaert Arames foi fundada em 1º de março de 1997, resultado de uma joint venture entre o maior grupo siderúrgico do mundo, a ArcelorMittal S.A., e o maior produtor mundial de arames, a N.V. Bekaert.

Referência global na fabricação de aço, a ArcelorMittal está presente em 61 países, atendendo ao mercado siderúrgico com produtos de alta qualidade. Líder no mercado de arames, a N.V. Bekaert Arames possui mais de 130 anos de atuação, com presença em mais de 120 países, sempre aliando sua tradição ao avanço tecnológico constante.

A Belgo Bekaert Arames é líder no mercado brasileiro de arames. Atualmente a empresa possui unidades em Contagem e Sabará, em Minas Gerais; Osasco e Sumaré, em São Paulo e Feira de Santana, na Bahia.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade