Feira de Santana

Coelba e Aneel realizam workshop sobre eficiência energética em Feira

De acordo com Daniel Sarmento, supervisor de eficiência energética da Coelba, o objetivo do workshop foi trazer informações sobre o tema para os seus clientes.

30/08/2019 às 10h55, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Foi realizado nesta quinta-feira (29), no Hotel Íbis, o workshop 'Eficiência Energética – como apresentar projetos nas chamadas públicas'. O evento foi promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Coelba, com organização do jornal Correio.

De acordo com Daniel Sarmento, supervisor de eficiência energética da Coelba, o objetivo do workshop foi trazer informações sobre o tema para os seus clientes.

“É um tema importante, porque a Coelba realiza um programa de eficiência energética que justamente contempla os seus clientes, buscando sempre o consumo mais consciente possível da energia, evitando desperdício, ajudando os clientes a economizar na fatura”, informou Sarmento.

Ele explicou que é feita uma chamada pública, que permite aos clientes se organizarem e identificarem oportunidades de eficiência energética. Para isso, o evento trouxe especialistas em alguns temas específicos, como iluminação, indústria, ar condicionados, sistemas solares fotovoltaicos, que fazem parte do mundo da eficiência energética.

“A Coelba faz, através do programa de eficiência energética, anualmente, pelo menos uma chamada pública, que permite que os clientes participem do projeto. Eles vão propor algum projeto que faça sentido para a comunidade consumidora e a Coelba vai analisar dentro dos critérios estabelecidos em edital. A comunidade participa da chamada pública ao buscar uma empresa de eficiência, com que possa criar uma parceria e juntas elaborarem uma proposta que consiga ser aprovada.”

O supervisor citou como exemplo de eficiência energética as lâmpadas de LED e os novos modelos de ar condicionado.

“Quando a gente fala de iluminação é tecnologia LED, que já consegue atender 100% da demanda de iluminação. Ela passou por uma evolução nos últimos anos e tem ficado cada dia mais eficiente. Quando se fala em ar condicionado já temos equipamentos com um nível de eficiência bom há bastante tempo. Mas é importante que o dimensionamento do sistema do equipamento seja feito de forma correta e isso vai fazer com que se consuma a quantidade correta de energia pra atender a demanda do cliente”, pontuou.
 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade