Educação

Secretaria discute fortalecimento das práticas esportivas nas escolas

Foram abordadas estratégias de fortalecimento do esporte como política de educação articulada ao currículo escolar.

23/08/2019 às 14h41, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Secretaria da Educação do Estado promoveu, na noite de quinta-feira (22), um encontro com os articuladores dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), de 16 Núcleos Territorias de Educação (NTE), em Salvador. Na atividade, que teve a participação do secretário da Educação do Estado (SEC), Jerônimo Rodrigues, foram discutidos avanços e perspectivas para os jogos estudantis, bem como o impacto do esporte no processo de aprendizagem e transformação social dos alunos. Além disso, foram abordadas estratégias de fortalecimento do esporte como política de educação articulada ao currículo escolar.

Os educadores estão acompanhando 1.090 estudantes, de 82 escolas públicas e privadas da capital, da Região Metropolitana e do interior do Estado, durante a etapa estadual dos Jogos Escolares da Bahia (JEB), que acontece até sábado (24). Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre) e sua autarquia a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), esta fase definirá os representantes da Bahia nas etapas Regional Nordeste, que acontecerá de 20 a 24 de setembro, em Natal, no Rio Grande do Norte; e Nacional, de 15 a 30 de dezembro, em Blumenau, Santa Catarina, organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O secretário Jerônimo Rodrigues enfatizou o papel do esporte na formação dos estudantes. "Sabemos que a prática esportiva é uma ação agregadora. O jovem tem vontade de participar e isto o atrai para o ambiente escolar. Mas precisamos que o processo faça parte da aprendizagem deles, articulando com o currículo. Queremos discutir formações continuadas e trazer para o papel as metodologias de aprendizagem que fortaleçam o esporte no ambiente escolar. O incentivo ao esporte na escola não é uma sugestão, é uma ordem do governador Rui Costa. Então, precisamos juntos criar uma agenda até 2022 para discutir estrutura, pedagogia e recursos. A minha vinda a este encontro é um sinal de reconhecimento pelos trabalhos destes educadores", contou.

O coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou do esporte como fator estratégico para melhorar a educação. "O trabalho feito para este fortalecimento do esporte na escola é uma visão da gestão do Governo do Estado. É uma política pública que acredita que o trabalho realizado por projetos como o JERP é fundamental para a transformação da educação em todo o Estado", relatou.

O articulador Fábio Vilas-Boas, do Núcleo Territorial de Educação de Eunápolis (NTE 27), ressaltou como o esporte pode ajudar na melhoria dos índices educacionais. "O apoio que estamos tendo com mais intensidade neste ano já reflete em muitas escolas com a diminuição do número de evasão. Os alunos sabem que não é apenas participar do jogo, tem que estar correspondendo em sala de aula. Estamos muito contentes de chegarmos a este momento novamente", afirmou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade