Feira de Santana

Trabalhos de análise técnica indicam diminuição do risco de desabamento do edifício Sarkis

O coordenador de Defesa Civil, Pedro Américo Lopes, informou que a estrutura do prédio, ao que tudo indica, parou de se movimentar e está mais firme.

22/08/2019 às 10h28, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

Os riscos de haver um desabamento no edifício Sarkis, isolado pela Defesa Civil em Feira de Santana, desde a manhã do último domingo (11), devido a um afundamento em sua estrutura lateral e rachaduras nas paredes internas, estão diminuindo.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O coordenador de Defesa Civil, Pedro Américo Lopes, informou que a estrutura do prédio, ao que tudo indica, parou de se movimentar e está mais firme.

De acordo com Pedro Américo, após o resultado da sondagem feita no solo, a Defesa Civil terá os dados de qual o tipo de escoramento que será necessário. Além disso, será feita a inspeção da fundação do prédio.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Essa inspeção consta da gente fazer uma escavação lateral. Essa escavação lateral vai indicar qual é o tamanho da estrutura da fundação e também nós estamos fazendo o monitoramento topográfico dos pontos que mostram movimentação ou não do imóvel. Não havendo movimentação, vamos liberar mais uma via. Isso que está sendo discutido entre os engenheiros e também a liberação do funcionamento da galeria e das lojas laterais. Nós vamos então recuar o isolamento, concentrar o trabalho na base do prédio, que terá que ser feito um reforço estrutural inicialmente um escoramento”, frisou.

Pedro Américo informou que a questão do reforço deverá ser providenciada pela família dos proprietários do prédio. Eles farão a avaliação do custo-benefício desse reforço ou outras alternativas possíveis para o imóvel.

“O risco de desabamento ainda continua. Entretanto esse risco hoje é um risco muito menor do que o que a gente identificou nos primeiros dias. Nos primeiros dias houve um deslocamento muito grande, já nos últimos dois dias ele não se movimentou mais. Então mostra que houve uma acomodação. Entretanto a causa dessa movimentação ainda não foi determinada e então em uma causa indeterminada não garante, não existe garantias de que esse prédio não voltará a se movimentar em um médio prazo. Todas as averiguações de solo, da inspeção da fundação, servirão para definir a origem do problema e também fazer com que a gente possa fazer o escoramento”, frisou.

O coordenador da Defesa Civil relatou que o escoramento garantirá estabilidade do prédio por um longo período.

“Esse escoramento servirá para tomada de decisão de qual tipo de ação será feita do ponto de vista prático para manter o prédio funcionando. A família avaliará o custo de fazer o cálculos estruturais que demonstrem a estabilidade final do prédio ou fazer a partir do custo-benefício a avaliação da demolição do mesmo. Essa avaliação final será de fato da família. Obviamente que respeitadas todas as normas das secretarias do município e as normas de engenharia”, concluiu.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Depois de dois dias fechado, o Mercado de Arte Popular (MAP) foi reaberto na quarta- feira (21). A comerciante Suzane Ribeiro dos Santos declarou que teve alguns prejuízos, mas comemorou o fato do MAP estar fora dos riscos.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O mercado está aberto. A vida continua e, Graças a Deus, tudo indica que daqui em diante vai dar tudo certo. Quando eu soube, logo meu emocional ficou abalado e houve a necessidade de fechar. Agora está reaberto e estamos fora de risco”, enfatizou.

Com a colocação de tapumes no calçadão da Rua Sales Barbosa, interditando a área próxima ao edifício Sarkis, a circulação de pessoas diminuiu consideravelmente, com isso caiu também o movimento nas lojas.

Leia também:


Comerciantes da Sales Barbosa reclamam de queda nas vendas após interdição de edifício

Pista do canteiro central próximo a edifício interditado será liberada para transporte coletivo

Risco de desabamento de edifício no centro de Feira pode gerar demissões de comerciários

Defesa Civil isola prédio ameaçado de desabar no centro de Feira de Santana

SMT realiza modificações no trânsito devido a interdição de prédio da Getúlio Vargas

SMTT altera itinerários de ônibus devido a interdição de prédio na Getúlio Vargas

Mudanças devido a interdição de prédio deixam o trânsito congestionado no centro de Feira de Santana
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade