Bahia

Iniciado segundo ciclo de aulões presenciais e online de revisão para o Enem 2019

A coordenadora do Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado, Jurema Brito, lembra que este é o terceiro ano que a ação é promovida.

21/08/2019 às 09h29, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Ainda faltam três meses para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas o auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), já se transformou em sala de aula, com o intuito de promover uma grande revisão e melhorar o desempenho dos alunos da rede estadual. Somente nesta semana, 1.600 estudantes vão participar presencialmente dos Aulões Enem 100%, que também são transmitidos ao vivo pela internet.

Na manhã desta terça-feira (20), segundo dia do segundo ciclo dos Aulões em 2019, os alunos puderam tirar dúvidas sobre Literatura e Geografia. Já no turno vespertino, as aulas são de Inglês e Redação. A coordenadora do Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado, Jurema Brito, lembra que este é o terceiro ano que a ação é promovida. “O objetivo principal é engajar e mobilizar os estudantes para que façam as provas e obtenham uma qualificação melhor neste exame que é tão importante para a vida desses alunos que estão na última série do Ensino Médio”, afirmou.

O professor de Geografia Evert Reis informa que os assuntos abordados nos Aulões são os que mais caíram nos anos anteriores. “São apresentadas questões retiradas de outras edições do próprio Exame, que demandam inferências, conhecimento vocabulário e do estilo de época, exatamente como acontece no Enem”, garantiu o docente.

Os alunos que participam presencialmente dos Aulões Enem 100% estudam em escolas que integram o Núcleo Territorial de Educação de Salvador (NTE 26). No 3º ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar de Candeias, João Lêdo acredita que é um momento importante de aprendizado. “Essa iniciativa nos ajuda muito e permite que a gente aprenda com mais interação e ludicidade, fazendo com que fiquemos mais tranquilos no dia da prova”, comentou. Até a próxima sexta-feira (23), ainda serão promovidas aulas de Matemática, Química, Física, Sociologia e Biologia.

Aulões

Transmitidos ao vivo pelo canal da Secretaria no Youtube, todos os aulões realizados no auditório da Secretaria também são disponibilizados permanentemente para consulta posterior. Outros ciclos dos Aulões, que ocorrem pela manhã e pela tarde, serão promovidos em setembro (de 23 a 27) e em outubro (de 7 a 11). As provas do Enem estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro.

Além das aulas com os professores, a iniciativa envolve o Redijaê, que é uma ação para fortalecer a produção textual por meio da Sala de Aula Virtual (Google Classroom), focada na melhoria da proficiência escrita dos estudantes. Os temas sugeridos nas redações do Redijaê deste ano são: ‘Direitos e deveres do cidadão no Brasil contemporâneo’; ‘O mundo do trabalho e as perspectivas de futuro’; e ‘Imigrações e a crise dos refugiados’. A programação completa de aulas pode ser conferida no Portal da Educação.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade