Bahia

CONCPC institui fórum para enfrentamento da violência contra a mulher

Durante o encontro do conselho, em Salvador, também foi entregue uma minuta sobre um protocolo de atendimento às crianças e adolescentes, vítimas e testemunhas de violência

18/08/2019 às 08h22, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Mais integração, aprimoramento nas estratégias de inteligência, melhorias estruturais nas polícias judiciárias, além de temas de grande interesse nacional pautaram as discussões e decisões do 54º Encontro do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC), realizado, entre quarta-feira (14) e sexta (16), em Salvador, no Wish Hotel da Bahia.

No último dia do evento, os chefes de polícia civil dos Estados e do Distrito Federal debateram sobre temas que passam pela a integração e o fortalecimento das Instituições de polícia judiciária no Brasil, até decisões sobre o atendimento às crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, além das ações de prevenção e combate à violência contra as mulheres.

Durante o encontro de sexta-feira (16) foi instituído um fórum permanente para discussão de medidas de prevenção ao feminicídio e violência doméstica. O objetivo é padronizar e aprimorar a prevenção e o enfrentamento aos crimes contra a mulher, de forma mais efetiva nas polícias civis do Brasil.

Com o objetivo de redobrar a proteção às crianças e aos adolescentes, uma minuta de protocolo para atendimento, baseado na Lei nº 13.431/2017, que trata do depoimento especial desse público, foi entregue ao conselho. A partir dessa decisão, o depoimento sem danos, já utilizado na Polícia Civil da Bahia, será empregado e padronizado em todos os outros Estados. 

O delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, Bernardino Brito Filho, fez um balanço do evento. “Esse encontro foi muito importante para o fortalecimento da segurança pública no Brasil, através das polícias judiciárias. Tratamos de assuntos que vão desde a tecnologia, o atendimento, até as formalizações. Queremos uma Polícia Civil com os olhos voltados à responsabilidade com a defesa social”, comentou.

Além das tratativas realizadas no último dia do 54º Encontro do CONCPC, os chefes de polícia assistiram a palestras e participaram de debates, que passaram por temas acerca de diretrizes administrativas e de valorização institucional da classe de polícia judiciária no Brasil, estratégias de inteligência e no enfrentamento ao crime organizado.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade