Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  •  Reserva Lumiere
  •  Reserva Lumiere
21 de Agosto de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Bahia

Todas as notícias
Publicado em 14/08/2019 09h10.

Turismo religioso ganha destaque com congresso na Bahia e festa de Irmã Dulce

O evento, que tem patrocínio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur-BA), atrai a Salvador 150 participantes de fora da Bahia.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Turismo religioso ganha destaque com congresso na Bahia e festa de Irmã Dulce
Foto: Tatiane Azeviche/ Setur

Acorda Cidade

Com o tema “O Turismo Que Transforma”, a segunda edição do Congresso Latino-Americano da Pastoral do Turismo acontece até sábado (17), no campus da Universidade Católica do Salvador, em Pituaçu. Na pauta de discussões está o turismo como atividade humana e promotora de vida, e o empreendedorismo e sustentabilidade do setor no segmento religioso.

Estudantes e professores de Turismo, História e Patrimônio Cultural, agentes pastorais, profissionais e empresários do setor participam do congresso, que conta com palestrantes do Brasil, Chile, México, El Salvador, Panamá e Argentina. O evento, que tem patrocínio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur-BA), atrai a Salvador 150 participantes de fora da Bahia.

“O turismo religioso já é um potencial natural da Bahia, que ganha mais força com a canonização de Irmã Dulce”, afirmou o diretor da Setur, Jorge Ávila, que representou o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, na abertura do congresso, na noite desta segunda-feira (12). Ele citou ainda a construção da Cidade Santa, em Dias D’Ávila; o santuário do Jesus Misericordioso, em Itanhém; e a festa de Bom Jesus da Lapa como exemplos de atrativos religiosos da Bahia.

Entre os conferencistas e palestrantes estão o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella; o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, que fala sobre patrimônio cultural e religioso; e o bispo auxiliar de Belém e referencial da Pastur Brasil, dom Irineu Roman, que aborda a “Evangelização na Cultura Urbana e a Contribuição do Turismo”.

Os três compuseram a mesa de abertura, que contou ainda com o coordenador da Pastoral do Turismo, padre Manoel Filho, o reitor da UCSal, Maurício Ferreira, o superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, a coordenadora da Pastoral Latino-Americana, Denia Mandelis, do Panamá, e Jorge Ávila (Setur).

Irmã Dulce – O cenário do turismo religioso da Bahia ganha evidência também com a celebração, hoje, do dia oficial da festa litúrgica de Irmã Dulce. Foi no dia 13 de agosto de 1933 que ela recebeu o hábito de freira, na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em Sergipe.

A data festiva, celebrada no santuário da religiosa, no Largo de Roma, contou com missas, quermesse no estacionamento do santuário, até 17h; oração do terço em devoção à Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, às 17h; e missa, às 18h.

A programação encerra um período festivo que contou com celebração dedicada aos romeiros, caminhada e missa solene, dentre outros eventos. Do ano de 2009 a 2018, o memorial e o santuário de Irmã Dulce receberam um total de 731.352 visitantes.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

ANTT anuncia redução da tarifa de pedágio da Via Bahia
Bahia

ANTT anuncia redução da tarifa de pedágio da Via Bahia

Conforme a agência, o reajuste ocorreu porque a concessionária descumpriu algumas exigências do contrato

Helicóptero da PRF cai ao tentar fazer pouso no sul da Bahia e piloto fica ferido
Bahia

Helicóptero da PRF cai ao tentar fazer pouso no sul da Bahia e piloto fica ferido

Segundo órgão, três tripulantes estavam à bordo. Um deles recebeu atendimento no local e passa bem. Outros...

Universidade Corporativa do Servidor promove curso de Gestão de Contratos
Bahia

Universidade Corporativa do Servidor promove curso de Gestão de Contratos

O instrutor do curso será o servidor da Coordenação de Controle Interno da Secretaria de Comunicação, Jo...

Vídeo

Vídeo mostra suspeito de crime no bairro Tomba; polícia pede ajuda da população para localizá-lo Veja mais Vídeos ›

Podcast

Mudanças devido a interdição de prédio deixam o trânsito congestionado no centro de Feira de Santana
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram