Toque Esportivo

Colombiano vencedor da Tour da France divide seu país sobre qual honraria receber

Presidente da Colômbia informou que vai conceder Ordem ao Mérito para Egan Bernal, mas população quer medalha com distinção máxima

12/08/2019 às 09h53, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Desde que o presidente da Colômbia, Ivan Duque, anunciou na China, onde cumpre uma visita oficial, que entregaria a medalha de Ordem ao Mérito para o ciclista Egan Bernal, vencedor do Tour da France de 2019, que o país se dividiu: a maior parte das pessoas pediu que o governo concedesse, na verdade, a medalha Cruz de Boyacá — honraria máxima oferecida pelo Estado colombiano a um cidadão.

"Vamos expressar todo amor que o povo colombiano tem por Egan Bernal. Queremos recebê-lo, entregá-lo a Ordem ao Mérito, fazer um chamado às grandes glórias do ciclismo para que todo mundo possa celebrar", disse Duque na segunda-feira (28), gerando reações instantâneas.

Muitos colombianos pedem que Duque reconsidere a decisão e entregue a Cruz de Boyacá a Bernal, afirmando que a Ordem ao Mérito é uma medalha "simples". As críticas foram tão volumosas que a Casa de Nariño, sede do governo do país sul-americano, anunciou um dia depois que entregará, então, a Cruz de Boyacá ao ciclista.

A razão mais forte para o debate ter explodido nas redes sociais é que há alguns meses, Duque entregou a máxima honraria colombiana ao polêmico presidente do Congresso do país, o senador Ernesto Macías, além de ter concedido a medalha ao estilista conhecido na Colômbia apenas como Norberto.

Egan Bernal, de 22 anos, chegou em primeiro lugar na edição deste ano da prestigiada Tour de France, evento mais importante do ciclismo mundial. O resultado veio depois que ele ficou na quarta colocação na última etapa da prova, em Alvertville, deixando o britânico Geraint Thomas na segunda colocação. Ao todo, a tour tem 21 etapas, mas a última não conta como competição, já que é apenas uma exibição — os ciclistas não podem se ultrapassar.

Bernal foi o primeiro sul-americano a ganhar a prova e também se tornou o ciclista mais jovem a vencer a Tour de France em 110 anos, igualando a marca do francês François Fabe, que tinha a mesma idade quando ganhou a corrida, em 1909. "Não vejo a hora de voltar ao meu país com essa camiseta", disse ele ao jornal El Espectador. Segundo o site SaúdeLogo, o ciclismo é um dos esportes mais praticados na América do Sul atualmente.

A imprensa colombiana afirmou que a vitória de Bernal é o maior triunfo esportivo da história do país e que a imagem do ciclista levantando o troféu da Tour de France com a camiseta amarela se compara à camisa guayabera (tradicional peça do Caribe colombiano) com que o escritor Gabriel García Márquez, também da Colômbia, foi receber o Prêmio Nobel de Literatura em Estocolmo, na Suécia, em 1982.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade