Artigo

Antes – Durante – Depois

No Brasil, são mais de 140 mil divórcios por ano.

12/08/2019 às 09h19, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Estamos na Semana da Família. Vinicius de Morais garantia que a vida é a arte dos encontros. A prática mostra que muitos desses encontros acabam em desencontros. Isso acontece, também, em casamentos. No Brasil, são mais de 140 mil divórcios por ano.

O CASAMENTO é o mais arrojado projeto humano e divino que duas pessoas podem assumir. Por isso, todos os cuidados devem ser assumidos para que o projeto dê certo. Esse projeto desenvolve-se em três tempos: antes, durante e depois. Por vezes são cometidos equívocos em relação ao antes e depois, não respeitando as etapas. Outro equívoco é apostar tudo no durante, que dura pouco mais de meio-dia.

O ANTES do casamento deve ter razoável duração. É o tempo de organizar o projeto a dois é tentar construir comunhão de vida. É tempo de deixar-se conhecer e conhecer o outro. É tempo de namoro e noivado. Não se trata apenas de sonhar, mas entram questões muito práticas: onde vamos morar? Qual será nosso orçamento? Quando e quantos filhos planejamos ter? É interessante também esboçar o tipo de relacionamento do casal com a família de cada um.

QUANDO o projeto está maduro, vem o segundo momento. É o durante. É a realização, tão sonhada, do casamento. É meio dia de sonhos e, em alguns casos, de representações e encenações. Cada pequeno detalhe é longamente preparado. Trata-se de dizer sim ao projeto sonhado. É um momento fugidio, passageiro, mas quase sempre, eternizado num vídeo ou em fotografias.

OS CONVIDADOS vão embora, a festa termina, as luzes se apagam e começa o terceiro tempo, que não deve terminar nunca. É o depois que deve transfigurar o cotidiano. É a hora de implementar as linhas mestras do projeto. É a hora de transformar o sonho em realidade. É a hora da rotina, que precisa ser transformada em eterna novidade.

O EVANGELHO lembra duas possibilidades: construir sobre a areia ou sobre a rocha (Mt 7,24). A areia lembra o comodismo, as aparências, o caminho fácil. Construir sobre a rocha implica em continuar conversando, um cuidando do outro. Implica na necessidade de perdoar e pedir perdão. Implica em parar e perguntar-se: como vamos educar nossos filhos? Quando isso acontece pode-se afirmar: casaram e foram felizes para sempre. É isso que Deus quer.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade