Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
15 de Setembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Educação

Todas as notícias
Publicado em 05/08/2019 14h00.

Inscrições para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa estão abertas

São 106 postos credenciados no Brasil e no exterior para aplicação das provas, marcadas para os dias 16 e 18 de outubro.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

Estão abertas a partir desta segunda-feira, 5 de agosto, as inscrições para os estrangeiros que quiserem participar do processo seletivo para obter certificado de proficiência em Língua Portuguesa. São 106 postos credenciados no Brasil e no exterior para aplicação das provas, marcadas para os dias 16 e 18 de outubro.

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) referente ao segundo semestre de 2019 ficará com as inscrições abertas até 18 de agosto. O edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas, foi publicado na quinta-feira, 1º de agosto, no Diário Oficial da União (DOU).

Provas – O exame é composto por uma parte escrita e uma parte oral. A parte escrita tem quatro tarefas de produção textual que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da Língua Portuguesa e que exigem do participante registro escrito em Língua Portuguesa, a partir de insumos diversificados (vídeo, áudio e texto escrito). Essa etapa será aplicada a todos os participantes na manhã de 16 de outubro e terá duração de três horas.

A parte oral, que ocorrerá nos dias 16 (vespertino) e 18 de outubro (matutino e vespertino), é uma interação face a face entre o participante e o avaliador-interlocutor, com duração de 20 minutos.

A interação consiste em uma conversa planejada a partir das informações registradas pelo participante na inscrição e em três momentos de conversas sobre textos de variados gêneros que mesclam linguagem verbal e não verbal, denominadas elementos provocadores.

Para obter a certificação, o participante deverá alcançar, pelo menos, o nível intermediário nas duas partes do exame. Caso o desempenho seja diferente nas duas partes, prevalecerá o menor resultado. De acordo com a pontuação obtida, o candidato será classificado nos seguintes níveis de proficiência: avançado superior, avançado, intermediário superior e intermediário.

Vagas – Os interessados devem selecionar, durante a inscrição, o país e o local onde pretendem realizar as provas, de acordo com o limite de vagas disponibilizadas por cada posto. Um anexo do edital tem a relação de todos os postos que realizarão o exame e o respectivo número de vagas.

Na página do Celpe-Bras, no portal do Inep, estão os contatos de todos os postos. Caso o posto aplicador atinja o limite de vagas disponibilizadas, o sistema bloqueará novas inscrições.

Confira a relação de postos aplicadores do Brasil

Confira a relação de postos aplicadores do exterior

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Começa segunda (16) a monitoria do projeto Mais Estudo nas escolas estaduais
Educação

Começa segunda (16) a monitoria do projeto Mais Estudo nas escolas estaduais

Foram ofertadas 10 mil vagas e mais de 1.100 escolas aderiram ao projeto, em 416 municípios nos 27 Territóri...

Um sexto das crianças em idade escolar não vão à aula, diz ONU
Educação

Um sexto das crianças em idade escolar não vão à aula, diz ONU

A diferença entre países ricos e pobres é evidente quando se observa que, enquanto nos primeiros 2% das cri...

Desafio para estudantes com ideias de negócios abre inscrições em Feira de Santana
Feira de Santana

Desafio para estudantes com ideias de negócios abre inscrições em Feira de Santana

Interessados deverão procurar os responsáveis pelo Desafio em suas instituições até dia 30.

Vídeo

Semana Espírita reúne centenas de pessoas em Feira Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta Sexta-Feira 13.09 (Parte 01):
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram