Acorda Cidade - Dilton Coutinho

15 de Dezembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Brasil

Todas as notícias
Publicado em 20/07/2019 15h06.

Brasil comemora chegada do homem à Lua

Haverá eventos em Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Brasil comemora chegada do homem à Lua
Foto: Divulgação/ Nasa

Acorda Cidade

Agência Brasil - O Brasil não vai ficar de fora das comemorações dos 50 anos da chegada do homem à Lua com a missão Apollo 11. Diversos eventos, organizados pelos Correios e pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil vão celebrar a data em que os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins pisaram na superfície lunar. Palestras, apresentação de filmes, exposições e também o lançamento de um selo comemorativo vão acontecer em Brasília, Belo Horizonte, Rio de janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

O selo comemorativo sobre a jornada do homem à Lua trará um recorte da clássica foto, cedida pela NASA, de uma pegada deixada na Lua representando simbolicamente a famosa frase de Neil Armstrong: “Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”.

De acordo com o encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos EUA, William Popp, o objetivo é fomentar o interesse pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática: “A nossa expectativa é compartilhar essa experiência histórica com as novas gerações, incentivando maior curiosidade pela área científica", disse.

A programação em Brasília prevê uma série de atividades como palestras e mesas-redondas, no período de 25 a 27 de julho com a astronauta e primeira mãe no espaço, Anna Fisher, que falará sobre seu período trabalhando na agência espacial estadunidense, a NASA, e o impacto das mulheres nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. No dia 31 de julho, o encarregado de Negócios, William Popp, o ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, e o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, farão o lançamento do selo comemorativo da chegada do homem à Lua no Planetário.

Em Belo Horizonte a cerimônia de lançamento do selo comemorativo da chegada do homem à Lua ocorre hoje (20), no Planetário do Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais. O evento faz parte das atividades da Virada Cultural da capital mineira. Também haverá observação noturna e exibição de sessões no Planetário.

No Rio de Janeiro, o Planetário abre hoje a exposição “Um gigantesco salto: a jornada para a Lua”, que reúne fotos, ilustrações e vídeos dos arquivos da NASA sobre a trajetória das missões Apollo até o bem-sucedido pouso em solo lunar em 20 de julho de 1969. Haverá também o lançamento do selo comemorativo dos Correios. A exposição ficará aberta ao público por um ano. Em julho e agosto, serão exibidos filmes sobre a época da exploração espacial, seguidos de bate-papos com astrônomos e pesquisadores sobre as missões espaciais.

Em Porto Alegre, a programação já teve início, com a abertura, no dia 15, da exposição temática intitulada: “Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade – Celebração dos 50 anos da chegada do homem à Lua”, no Observatório Astronômico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Em São Paulo, as atividades tiveram início ontem (19), no Planetário Professor Aristóteles Orsini no Parque Ibirapuera, com a abertura da exposição “Lua à vista: 50 anos do primero passo”. Nos dias 28 a 30 de julho, estão previstas palestras com a astronauta Anna Fisher. As atividades ocorrerão no Planetário e no Museu Catavento.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 36 milhões
Brasil

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 36 milhões

A quina teve cinco ganhadores e a quadra 4.361.

Brasil

Quatro pessoas morrem em deslizamento de terras em Campos do Jordão

Sete sobreviventes foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros.

Brasil estuda implementar sistema de alerta por TV digital
Brasil

Brasil estuda implementar sistema de alerta por TV digital

Ainda não há cronograma de implantação.

Vídeo

Aluno da UFRB é acusado de racismo por recusar documento de docente negra Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta sexta-feira 13.12:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram