Feira de Santana

Encontro Estadual de Alcoólicos Anônimos promove troca de experiências e mais esperança para quem enfrenta a doença

As pessoas podem falar com o A.A em Salvador através do telefone: (71) 3322-7797 e em Feira de Santana através do número (75) 41414040.

13/07/2019 às 20h07, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Acontece neste sábado (13) e amanhã (14), no Ginásio de Esportes do Colégio Castro Alves em Feira de Santana, o XXIV Encontro Estadual de Alcoólicos Anônimos. O evento busca mostrar os trabalhos de Alcoólicos Anônimos da região e também proporcionar um momento de confraternização entre os membros, de troca de experiências e compartilhamento de histórias de esperança e sobriedade.

A psicóloga e presidente da junta de serviços gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil, Camila Ribeiro Cene, disse em entrevista ao Acorda Cidade que embora os Alcoólicos Anônimos (A.A) não trabalhem com nenhum dado estatístico, a cada dia que passa é notório ver que o número de pessoas relacionadas com o alcoolismo cresce no país. De acordo com ela, o A.A fala do alcoolismo enquanto uma doença e incentivando as pessoas a buscarem tratamento e as diversas possibilidades de enfrentarem o problemas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“No estado da Bahia nós temos 153 grupos e para ter acesso a informação de um grupo próximo de sua região basta entrar no site de Alcoólicos Anônimos: www.aa.org.br. Lá tem todos os grupos em todo o Brasil, principalmente no estado com endereço, telefone, data e horário e de reuniões. Qualquer pessoa que queira participar de uma de nossas reuniões, é só chegar”, explicou.

Ela frisou que cada vez mais cedo as pessoas estão fazendo o uso de bebida alcoólica. Muitos jovens e crianças iniciam o consumo de álcool dentro da própria casa e cada vez mais chegam até ao A. A pessoas jovens. A maioria das pessoas que procura o A. A tem idade entre 30 e 60 anos e são influenciadas pelos familiares ou profissionais de saúde para procurar ajuda. O principal critério, segundo ela, para que uma pessoa busque ajuda é que reconheça que tenha problemas com a bebida alcoólica.

“Acontece quando começam os problemas com a bebida ou não conseguem ficar sem beber. Temos 12 perguntas que ajudam a ter uma ideia dessa realidade. Se a pessoa tem problemas ou dificuldades relacionadas a bebida e reconhece isso, a partir daí pode começar uma caminhada que não é fácil, mas é de um sucesso possível”, acrescentou.

Camila informou que além do contato através do site, as pessoas podem falar com o A.A em Salvador através do telefone: (71) 3322-7797 e em Feira de Santana através do número (75) 41414040. O A. A não cobra nenhum valor e não e vinculado a nenhuma religião.

Alcoólicos em recuperação

Muitas histórias passam a todo momento pelo A.A. Todas se resumem a uma batalha diária contra o álcool e a vontade das pessoas de estarem bem e felizes.

Um alcoólico anônimo que não quis se identificar falou ao Acorda Cidade que a grande barreira entre a recuperação e a doença é a aceitação. Ele afirmou que vem aceitando o programa a cada dia e tem 19 anos na sua caminhada contra o álcool.

“Eu não consigo fazer sozinho. É uma recuperação permanente e diária. Uma busca constante, é uma doença, física, mental, moral, espiritual e mata, mata humilhando. É matar um leão por dia. Eu era apenas um bêbado que comecei a beber pequenas doses e depois me vi num estágio que eu não conseguia mais parar de beber sozinho. Eu já amanhecia trêmulo, tomava uma bedida para poder controlar os nervos ir até aos lugares, falar com as pessoas, ser aceito. Alcoólicos Anônimos me acolheu e hoje eu sou um pai, um irmão, um filho, não sou mais um bêbado, ganhei um nome . Hoje eu sou feliz por não beber”, declarou.

Outro alcoólico anônimo que não quis se identificar revelou que começou a beber aos 17 anos e aos 21 anos percebeu que não tinha mais controle sobre si em relação a bebida. Hoje com 41 anos, ele frequenta o A. A compartilha suas histórias e aprende com as histórias de outras pessoas.

“Hoje não bebo mais nada que contenha álcool e hoje a vida é feliz e sem álcool. Não há necessidade de beber para nada. Quero manter a sobriedade para ajudar a outras pessoas”, finalizou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Rua Antônio Carvalho

Feira de Santana

Moradores do bairro Caseb reclamam de odor e buracos devido a esgoto

Mariana Barbosa, que reside na Rua Antônio de Carvalho disse que o esgoto é oriundo de um condomínio das imediações....

28/03/2024 às 10h30

Terminal rodoviário de feira de santana foto

Feira de Santana

Terminal Rodoviário de Feira de Santana registra movimento intenso às vésperas do feriado

Segundo a ViaBahia, a BR-324, que liga Feira a Salvador, deve receber um aumento de 11,5% no fluxo de veículos...

28/03/2024 às 09h45

Galpão de Peixes

Feira de Santana

Galpão de peixes no Centro de Abastecimento amanhece com filas nesta Quinta-feira Santa

Além dos peixes, outros produtos comercializados no Centro de Abastecimento, à exemplo do quiabo, estão com uma grande procura.

28/03/2024 às 09h25

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

image

Rádio acorda cidade