Toque Esportivo

Equipes da Bahia e de Alagoas vencem I Copa Nordeste de Basquete 3 x 3 de cadeiras de rodas

Participaram do primeira Copa Nordeste de Basquete 3 x 3 de Cadeiras de Rodas, cerca de 80 atletas.

13/07/2019 às 09h27, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A equipe feminina da Associação de Atletas Baianos com Necessidades Especiais (Aabane) de Salvador, e a masculina da Associação dos Deficientes Físicos e Mental de Arapiraca (Adefima), de Alagoas, conquistaram a primeira Copa Nordeste de Basquete 3 x 3 de Cadeiras de Rodas, que terminou na sexta-feira (12), na Associação Atlética da Bahia (AAB), em Salvador. Com os resultados, as equipes irão representar a região Nordeste no Brasileiro, que acontece em setembro, em São Paulo.

Na partida final contra a FSBA, as meninas da Aabane venceram por 3 a 2, no melhor de três partidas. Além da conquista, duas atletas tiveram destaques: a melhor jogadora, Irene Mendes, e a cestinha, com 11 pontos, Cleuma dos Santos.

Foto: João Ubaldo

Na final masculina, a equipe da Adfima derrotou o time da Aabane por 4 a 3, e conquistou o primeiro título do torneio. O cestinha, com 40 pontos, foi o atleta Manoel Bento, da Aabane. Robson Machado, da equipe Arapiraca (AL), foi escolhido como o melhor jogador em quadra. Com 60 anos, João Lopes, da equipe do APDEPA, do município de Paulo Afonso, recebeu o troféu de veterano.

“Orgulho para a Bahia ser pioneira na realização de uma etapa regional de basquete 3×3 adaptado. O sucesso que foi a competição credencia ainda mais fortemente a Bahia em pleitear o Brasileiro Feminino 2020", disse o diretor geral da Sudesb, Vicente Neto, durante cerimônia de premiação.

Participaram do primeira Copa Nordeste de Basquete 3 x 3 de Cadeiras de Rodas, cerca de 80 atletas, de 14 equipes os estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Piauí, além da Bahia, representada por atletas dos municípios de Paulo Afonso, Feira de Santana, Itabuna, Dias D’Ávila e Salvador.

A I Copa Nordeste de Basquetebol 3×3 Cadeira de Rodas foi organizada pela Liga Nordeste de Basquete e conta com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que disponibilizou apoio financeiro na ordem de R$ 82 mil para aquisição de material esportivo e material promocional.

Doações 

Em dezembro de 2018, a Sudesb entregou, para Associação da Pessoa com Deficiência de Paulo Afonso (Apdepa), dez cadeiras de rodas adaptadas para uso do basquete. Em 2016, a Sudesb já havia entregue dez outras cadeiras adaptadas para o basquete de Itabuna, produzidas sob medida para a necessidade de cada jogador.

Em 2012, outras 20 cadeiras de roda oficiais foram doadas para a Associação de Atletas Baianos de Necessidades Especiais (Aabane) e, em 2013, a superintendência doou outras cinco cadeiras de roda triciclo para a Federação Bahiana de Atletismo, ambas entidades com sede em Salvador.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade