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Publicado em 11/07/2019 16h38.

Procon faz operação de fiscalização em farmácias e lojas de suplementos

Até a manhã de quarta (10), cinco farmácias foram notificadas.
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Procon faz operação de fiscalização em farmácias e lojas de suplementos
Foto: Paulo José / Acorda Cidade

Andrea Trindade

A Superintendência de Defesa do Consumidor de Feira de Santana (Procon/Feira) está realizando desde a última sexta-feira (5), uma operação de fiscalização em lojas de suplementos alimentares e farmácias. Até a manhã de quarta (10), cinco farmácias foram notificadas. Os nomes não foram informados. 

Segundo o chefe de fiscalização do Procon, Camilo Cerqueira, a ação visa verificar se os estabelecimentos estão seguindo o Código de Defesa do Consumidor. Durante a fiscalização de quarta-feira (10), o Procon detectou que vários produtos estavam sem o preço nas vitrines.

“Detectamos a falta de precificação em vitrines. Alguns proprietários se preocupam em fazer a postagem de algumas informações ligadas ao suplemento, mas não se preocupam em ir de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, como a precificação dos produtos, formas de pagamentos, se aceitam ou não cheques e também havia alguns itens que não poderiam estar colocados de determinadas formas. A gente é um órgão fiscalizador e mesmo quando a vê alguns itens que não são da jurisdição do Procon, nós também fazemos a instrução e pedimos que se retire da prateleira. Produtos que estão com avaria, produtos amassados e produtos abertos, por exemplo.”, informou.

Denúncias via aplicativo

O Procon lançou um aplicativo possibilitando não só denúncias, como também agendamento e acompanhamento de processos. Por meio dele, o órgão já recebeu diversas reclamações, principalmente sobre o atendimento nas agências bancárias.

“Recebemos todo tipo de denúncia. Esse aplicativo foi colocado disposição pelo nosso superintendente Ícaro Ivy em um projeto com o prefeito Colbert Martins, fazendo com que a comunidade fique mais próxima do órgão e sendo fiscalizador porque o Código de Defesa do Consumidor no App, está na palma da mão”, afirmou.

Reclamações

Segundo Camilo Cerqueira atualmente o maior problema do Procon está relacionado é com relação as agências bancárias. Ele afirmou que o órgão faz a fiscalização nas agências porque diuturnamente são feitas denúncias.

“Aproveito para pedir aos consumidores que além de fazer essas denuncias, eles também ajudem os fiscais. Quando a gente recebe a denúncia, a gente vai a instituição bancária, a gente adentra a instituição, estamos sinalizados com coletes, com crachá, eles percebem o órgão fiscalizador, e aí adiantam, pulam senha, fazem com que a notificação não chegue, mas aquele consumidor que está na instituição bancária, pode pegar a senha e usar, porque é aquele consumidor que vai nos dar subsídios para poder notificar a instituição. Quando ele for atendido, deve pedir que autentique no caixa o seu tempo de atendimento”, alertou.

Leia também:

Procon lança aplicativo para facilitar atendimento ao consumidor 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

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