Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
18 de Outubro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Bahia

Todas as notícias
Publicado em 10/07/2019 12h58.

Papa nomeia bispo natural de Feira de Santana para a Diocese de Caruaru

Ele vai substituir Dom Bernardino Marchió, que renunciou a função após completar 75 anos, seguindo uma determinação da Igreja Católica.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Papa nomeia bispo natural de Feira de Santana para a Diocese de Caruaru
Foto: Reprodução/Diocese de Jequié

Acorda Cidade

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (10), Dom José Ruy Gonçalves Lopes, como novo bispo da Diocese de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Ele vai substituir Dom Bernardino Marchiò, que renunciou a função após completar 75 anos, seguindo uma determinação da Igreja Católica.

Dom José Ruy tem 52 anos e é natural de Feira de Santana. Ele fez seus votos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 1988 e foi ordenado padre em 1993. O bispo é pós-graduado em teologia moral.

Ainda como padre, atuou em Salvador-BA e foi ministro provincial e vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil. Em 7 de setembro de 2012, Dom José Ruy foi ordenado bispo e assumiu a Diocese de Jequié-BA. Ele será o quinto bispo da Diocese de Caruaru e irá tomar posse no dia 21 de setembro.

Renúncia

Dom Bernardino Marchiò renunciou ao cargo em setembro de 2018, após completar 75 anos e enviar uma carta ao Vaticano. Ele seguiu uma determinação do Código de Direito Canônico, que pede que todos os bispos com 75 anos renunciem ao episcopado.

Após a renúncia, Dom Dino seguiu como “Nunc Pro Tunc”, o que permitiu a ele continuar exercendo as funções de bispo normalmente até a nomeação do substituto. Ele seguirá como bispo até a posse de Dom José Ruy. Após a solenidade, Dom Dino passa a atuar como bispo emérito, sem obrigações com a Diocese de Caruaru.

Dom Bernardino Marchiò é natural de Busca, na Itália. Foi ordenado padre em 29 de junho de 1968 e depois bispo em 29 de junho de 1991. Na função, ele atuou em Pesqueira e depois foi transferido para Caruaru, onde está desde 2003.

Esse será o segundo caso em que um bispo de Caruaru renuncia e se torna emérito. O mesmo aconteceu com Dom Augusto Carvalho, em 1992.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Bahia

Estoque de empregos na Bahia aumentou 1,70% em 2018

As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), auta...

Festa da Canonização contará com 700 policiais e bombeiros
Bahia

Festa da Canonização contará com 700 policiais e bombeiros

As forças de segurança serão empregadas dentro e fora do estádio, incluindo a região do Dique do Tororó ...

Bahia

Corpo de Bombeiros Militar retira 4.500 kg de óleo no Litoral Norte

As equipes estão percorrendo a pé as faixas de areia para retirar o material.

Vídeo

Incêndio em oficina destrói veículos e assusta moradores do bairro Pedra do Descanso Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta Sexta-Feira 18.10:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram