Política

'Brasil é uma virgem que todo tarado de fora quer', diz Bolsonaro ao falar sobre Amazônia

Ao deixar o Palácio da Alvorada rumo a uma festa junina, ele criticou influência de estrangeiros no processo de ampliação de áreas de preservação ambiental e de demarcação de terras.

08/07/2019 às 09h41, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O presidente Bolsonaro afirmou sábado (6) que o Brasil é uma "virgem que todo tarado de fora quer". A declaração foi dada quando o presidente falava sobre o processo de demarcação de terras indígenas e o desmatamento na Amazônia.

Segundo Bolsonaro, os países da Europa defendem a preservação da Amazônia com o objetivo de explorá-la no futuro. Para ele, na "cabeça dos europeus", a região não é dos brasileiros.

A declaração foi dada depois que Bolsonaro foi questionado sobre a fala do Papa Francisco que, mais cedo, disse a situação da Amazônia exemplifica problemas ambientais e sociais que estão acontecendo em diferentes partes do mundo: "uma mentalidade cega e destruidora que privilegia o lucro sobre a justiça".

"A Amazônia é dos brasileiros na cabeça dos europeus? Não. Não. […] O primeiro mundo quer para eles administração dessa área", afirmou o presidente ao deixar o Palácio da Alvorada em direção a um clube em Brasília para participar de uma festa junina.

"O Brasil é uma virgem que todo tarado de fora quer", complementou Bolsonaro.

Durante a entrevista, o presidente estava cercado por apoiadores que têm se reunido aos finais de semana na área externa da residência oficial para demonstrar apoio a ele. Nas últimas semanas, Bolsonaro tem se dirigido ao local para cumprimentar as pessoas.

Ele voltou a criticar a influência de países estrangeiros no processo de demarcação de terras indígenas e quilombolas, e de ampliação de áreas de proteção ambiental. Segundo o presidente, nos últimos governos, a suposta influência dificultava o progresso do país.

"Você quer perder a Amazônia? Quando os outros presidentes iam nessas reuniões [fora do país] como eu fui, vinham pra cá e demarcavam dezenas de áreas indígenas. Você consegue imaginar o tamanho da região Sudeste? Dá pra imaginar? Põe na tua cabeça […] uma área maior do que isso está reservada para índio. O índio não tem poder de lobby. Quem é que faz as demarcações se eles não têm poder de lobby? Ongs, grana de fora do Brasil. Áreas riquíssimas. O que o outro mundo quer é preservar essa área pra eles explorarem um dia", afirmou Bolsonaro.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade