Cultura

Sucesso de público, Bando Anunciador se consolida como evento cultural de Feira de Santana

Alegria, espontaneidade e paz marcam a festa que atrai pessoas de todas as idades para as ruas de Feira de Santana.

07/07/2019 às 12h48, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Milhares de pessoas, de todas as idades, se divertiram na manhã deste domingo (7) no Bando Anunciador, no centro de Feira de Santana. Fantasiados dos mais diversos personagens ou revertidos de muita criatividade os participantes madrugaram em frente ao Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), na Rua Conselheiro Franco.

Marcado para iniciar as 6 da manhã, antes do horário já havia aglomerações das pessoas que contavam as horas para o Dia do Bando chegar. Foi o caso de Sidneuza Gonçalves que desfilou fantasiada de cigana. Participante da festa há sete anos, ela é integrante do Bando do Feira X e informou que todos os anos é convidada pelo Cuca para desfilar na festa. A ansiedade era tanta que Sidneuza disse que nem conseguia dormir direito esperando a hora de participar do cortejo de abertura.

"Ganhei no primeiro ano como Miss Simpatia e atualmente tem as princesas. A gente traz alegria, descontração e paz. A emoção é grande quando está chegando a data, a gente nem dorme, ficamos naquela ansiedade para chegar logo o dia. Sem falar da busca pela fantasia, aquela bem chamativa. Este ano estou fantasiada de cigana, mas já me fantasiei de Carmem Miranda, Cleópatra, cada ano eu crio uma. O que eu mais gosto do bando são as fanfarras e os encontros dos bairros. O bando é algo que eu tento resgatar das antigas micaretas”, declarou.

O bando é sucesso, está consolidado

A expectaria gerada antes do evento e a grande participação do público no dia comprovou o sucesso do Bando que já está em sua 13ª edição, desde que foi resgatado em 2007 pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) através do Cuca com a proposta de resgate histórico e cultural.

Mais de 30 bandos de bairros, além de famílias e amigos que se fantasiam para ir ao evento diversificam as expressões artísticas e culturais do Bando Anunciador enquanto todos se divertem ao som das fanfarras.

“O Bando é caracterizado por não manter uma única apresentação. O que caracteriza o Bando hoje é exatamente a sua diversidade e a sua pluralidade. Eu desafio qualquer um a identificar um grupo ou uma tendência específica. Você vai achar um pouco de tudo que a cidade de Feira de Santana tem em termos de grupos sociais e expressões artísticas e é isso que faz o Bando ser tão legal”, afirmou o diretor do Cuca, Aldo Morais.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

O Bando é laico

Criado em 1860 para anunciar as comemorações e homenagens a Senhora Sant’Ana, padroeira de Feira, quem participa do Bando desde que ele foi resgatado pela Uefs percebeu que o evento é cada vez mais cultural e laico.

“As homenagens a Senhora Sant’Ana não mais acontecem no Bando (embora ele tenha nascido no século XIX como uma festa atrelada a festa religiosa) porque quando ocorre a retomada do evento pela Universidade Estadual de Feira de Santana, que é um órgão público e não pode fazer proselitismo religioso, ocorre o resgate do evento cultural, a manifestação laica, o que equivaleria a parte profana da festa. Mas é claro que embora essa seja a postura da universidade através do Cuca, as pessoas que participam pode fazer suas leituras particulares também, isso faz parte da diversidade do Bando”, explicou o diretor do Cuca em entrevista ao Acorda Cidade.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

O bando é espontaneidade e tranquilidade

Participar do Bando Anunciador é tirar o stress é aproveitar o momento com alegria e espontaneidade: poder dançar como quiser, se vestir como quiser e brincar como quiser. Pensando em não perder essa particularidade a direção do Cuca se preocupa em deixá-lo cada vez mais organizado, sem deixá-lo engessado.

“Nossa expectativa para o futuro é conseguir organizar cada vez mais, mas quando eu digo organizar, não é engessar. O Bando é espontaneidade, e para manter isso a gente espera contar cada vez mais com a parceria que já existe hoje e já é fundamental entre a universidade e órgãos da prefeitura, a Polícia Militar. É essa articulação precisa ser cada vez mais afinada e ajustada para que o evento continue crescendo de forma organizada e que permita todos participar de forma positiva” informou Aldo.

O diretor do Cuca disse que a expectativa é de que o evento continue crescendo a cada ano, e mantendo o clima de paz e tranquilidade.

“Ele já ganhou a notoriedade que teve no passado e nossa expectativa é que ele mantenha essa grandiosidade com paz e tranquilidade, que tem sido a grande marca do Bando nestes últimos anos. A novidade desta edição foi a antecipação do horário de saída para às 6h com o Bando do Cuca abrindo o cortejo, dando seguimento, e o retorno no final pela Rua de Santana não passando mais pelos Becos da Energia e do Mocó por questões de segurança como eu tenho reiterado em diversas oportunidades”, informou.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

O coreógrafo e animador de festas Luciano Melo elogiou bastante Bando deste ano. "Maravilhoso, tudo em paz, ruas livres e policiamento durante o percurso", destacou.

O Bando é democrático

No Bando também teve protestos de servidores públicos em busca de seus direitos

Foto:Ney Silva/Acorda Cidade

Novidades, ajustes e apoio

Além do novo horário e  da saída dos Becos da Energia e do Mocó do trajeto, a outra novidade deste ano foi “Bando do Cuca”, puxando o cortejo. Ele reuniu servidores, professores, alunos e rainhas de edições anteriores do evento.

Após a edição do ano passado, o Acorda Cidade recebeu mensagens de participantes com algumas críticas relacionadas a participação de carros de sons e paredões, muitos espaços vazios entre o público durante o trajeto e muitos ambulantes com espetinhos. A organização realizou reuniões com o objetivo de sanar o problemas e buscar melhorias. Neste ano houve apenas os sons das fanfarras, os demais tipos de sons foram proibidos, o Bando do Cuca abriu o desfile proporcionando mais organização na saída, o que evitou ter muitos buracos e sobressaltos. O público pediu mais banheiros químicos.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

O trajeto começou em frente ao Cuca, seguiu até a Igreja dos Remédios passou pela Avenida Senhor dos Passos e pela Rua Capitão França, seguindo até Avenida Getúlio Vargas em direção a Rua Marechal Deodoro, finalizando na praça da Matriz pela Rua de Santana.

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana disponibilizou a charanga para animar a folia, além de 16 sanitários químicos distribuídos ao longo do percurso e Guarda Municipal para dar apoio a Polícia Militar. 

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade