Cultura

Livro de poemas marca estreia de Rita Queiroz na literatura infanto-juvenil

O evento gratuito acontece, no dia 7 de julho, das 10h30 às 12h30, Espaço Arte e Cultura, na Ceasinha do Rio Vermelho. A programação terá contação da história conduzida por Terezinha Passos.

04/07/2019 às 08h49, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

“A borboleta pousou no jardim e fez pirlimpimpim, bateu as asas coloridas e sorriu para mim…” O poema Borboletear abre o repertório de poesias infantis da escritora baiana Rita Queiroz. Com uma vasta produção acadêmica e três livros de poesias dedicados ao público adulto publicados, Rita estreia na literatura infanto-juvenil com muita delicadeza. O lançamento do livro Ciranda, Cirandinha: vamos brincar com poesia? é um convite ao deleite no universo das palavras e da imaginação. O evento gratuito acontece, no dia 7 de julho, das 10h30 às 12h30, Espaço Arte e Cultura, na Ceasinha do Rio Vermelho. A programação terá contação da história conduzida por Terezinha Passos.

As treze poesias assinadas por Rita ganharam cores e formas com as ilustrações do carioca Jota Cabral no lançamento da Darda Editora. Em 20 páginas, os leitores mirins podem mergulhar no mundo das letras, no ritmo das palavras e das rimas da sensibilidade. “Era um desejo escrever para crianças. Já tinha participado de algumas coletâneas… Comecei a escrever pensando muito na minha infância, no contato com a natureza, na saudade da casa da avó…”. A infância da contemporaneidade, cercada por equipamentos eletrônicos e tecnológicos, também tem lugar na obra, a exemplo do poema Ciranda Eletrônica, dedicado aos sobrinhos Rodrigo e Daniel.

As páginas finais do livro são dedicadas ao protagonismo dos pequenos leitores, que são convidados a produzir uma poesia e ilustrá-la. “É um estímulo para que as crianças desenvolvam sua criatividade, tanto em relação à escrita quanto à pintura. Que elas possam exercem isso livremente”, defende a autora.

Formada em Letras, Rita Queiroz dedicou boa parte da vida à produção acadêmica na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi só em 2017 que a transformação aconteceu em sua obra, quando se permitiu ressignificar sua vida através das palavras e teve coragem para dar visibilidade aos seus versos.
De lá para cá, os lançamentos de novos títulos têm sido anuais. A criação da Confraria Poética Feminina, no ano de 2015, foi fundamental para dar vazão à sua produção poética. “Criamos a confraria com o intuito de discutir a autoria feminina. Como em outras áreas, a mulher ainda tem um espaço menor que os homens na literatura”, analisa. O movimento que nasceu da iniciativa de quatro mulheres, hoje, reúne 24 autoras.

Com o brilho no olhar de uma criança, Rita se prepara para participar em julho da programação da Flip – Festa Literária Internacional de Parati. “Vou levar duas das minhas obras literárias, Confissões de Afrodite e Ciranda, Cirandinha”, comemora com a expectativa de ver a antiga cadeia da cidade transformada em um espaço para abrir a liberdade do mundo das letras.

Sobre a autora:
Apaixonada pela palavra, a baiana Rita Queiroz é escritora, poetisa e professora universitária. Além da vasta obra acadêmica e da participação com poemas em antologias e coletâneas nacionais, ela assina três livros solos de poesias dedicados ao público adulto: Canibalismo, O canto da borboleta e Confissões de Afrodite, que reúnem poemas eróticos e amorosos. Com Ciranda, Cirandinha: vamos brincar de poesia? Rita estreia no universo literário infantil com o desejo de aproximar as crianças da ludicidade da poesia, desmistificando a ideia de que este estilo literário é algo complicado. “No mercado não existem muitos livros de poesias para crianças. Quanto mais cedo proporcionarmos este contato, melhor”, defende a autora.

Serviço:

O quê? “Ciranda, Cirandinha: vamos brincar com poesia?”
Quem? Autora Rita Queiroz com ilustrações de Jota Cabral
Onde? Espaço Arte e Cultura, na Ceasinha do Rio Vermelho
Quando? Lançamento dia 07 de julho de 2019, domingo, às 10h30min
Como? Evento gratuito
Quanto? Os livros podem ser adquiridos por R$ 30,00 no dia do evento e, posteriormente, no site www.dardalivraria.com.br, pelo e-mail [email protected] ou através das redes sociais da autora Rita Queiroz (Facebook) e @ritaquei (Instagram). 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade