Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM - BAHIA AQUI É TRABALHO
22 de Novembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Economia

Todas as notícias
Publicado em 03/07/2019 10h09.

Medo do desemprego aumenta e satisfação com a vida diminui, informa CNI

Pesquisa trimestral feita com 2 mil pessoas em 126 municípios mostra a frustração dos brasileiros com o mercado de trabalho.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Medo do desemprego aumenta e satisfação com a vida diminui, informa CNI
Foto: Reprodução

Acorda Cidade

O Índice do Medo do Desemprego cresceu 2,3 pontos em relação a abril e alcançou 59,3 pontos em junho. O indicador está acima da média histórica, que é de 49,9 pontos, informa a pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 3 de julho, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador está 8,6 pontos menor do que o registrado em junho de 2018. “A situação está um pouco melhor do que há um ano. Ainda assim há uma certa frustração com o mercado de trabalho que, na verdade, reflete o fraco desempenho da economia. Com isso, quem sai para procurar emprego não encontra tão facilmente”, diz o gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

Conforme a pesquisa, o medo é maior entre as pessoas com mais de 45 anos de idade e com menor grau de instrução. Entre os brasileiros que têm entre 45 e 54 anos, o índice do medo do desemprego subiu 7,1 pontos frente a abril e ficou em 60,1 pontos em junho. Entre as pessoas, cujo grau de instrução vai até a quarta série do ensino fundamental, o medo do desemprego aumentou 6,1 pontos na comparação com abril e atingiu 65,1 pontos em junho.

A pesquisa mostra ainda que o medo do desemprego é maior no Nordeste, onde o índice alcançou 66 pontos em junho. O índice é menor na região Sul, onde ficou em 47,9 pontos, abaixo da média nacional.

Para reverter essa situação, é preciso, fundamentalmente, que o Brasil volte a criar empregos. “Com a economia crescendo e as empresas empregando mais, a população encontrará emprego mais facilmente e a confiança aumentará”, acrescenta Castelo Branco.

A frustração dos brasileiros nestes primeiros meses de 2019 também aparece no Índice de Satisfação com a Vida. O indicador caiu 0,5 ponto na comparação com abril e ficou em 67,4 pontos em junho, abaixo da média histórica de 69,6 pontos. Mesmo assim, está 2,6 pontos acima do verificado em junho de 2018. A queda na satisfação com a vida é maior entre as pessoas que têm curso superior. Nesse estrato da população, o Índice de Satisfação com a Vida caiu de 71,4 pontos em abril para 68,6 pontos em junho.

O acompanhamento dos índices de satisfação com a vida e de medo do desemprego antecipa o que vai ocorrer com o consumo das famílias. Pessoas menos satisfeitas com a vida e com medo de perder o emprego tendem a reduzir o consumo, o que aumenta as dificuldades de recuperação da economia.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios entre 20 e 23 de junho.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Nascidos em junho e julho sem conta na Caixa podem sacar FGTS
Economia

Nascidos em junho e julho sem conta na Caixa podem sacar FGTS

Banco antecipou calendário de retirada de até R$ 500 por conta.

Bancos anunciam mutirão para renegociação de dívidas em dezembro
Economia

Bancos anunciam mutirão para renegociação de dívidas em dezembro

Neste mutirão, participarão os bancos Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander ...

Mais de 40 empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste
Bahia

Mais de 40 empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

Os empresários conversaram com os governadores em busca de informações mais detalhadas sobre os negócios e...

Vídeo

Superintendente de Operação Norte da Embasa esclarece sobre falta de água em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta quinta-feira 21.11:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram