Feira de Santana

Equipes da prefeitura resgatam jovem que estava em situação de abandono nas ruas de Feira de Santana

Ele estava nas ruas do centro da cidade há cerca de três meses em situação de completo abandono.

27/06/2019 às 14h25, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Ney Silva

Equipes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social Rute Gusmão (Creas), do Centro-Pop, do programa Consultório na Rua, Samu e Guarda Municipal realizaram uma ação conjunta no final da manhã desta quinta-feira (27) e retiraram das ruas de Feira de Santana, Gabriel Vinicius Duarte de Jesus de 21 anos. Ele estava nas ruas do centro da cidade há cerca de três meses em situação de completo abandono.

O jovem foi localizado embaixo do túnel no cruzamento das avenidas Maria Quitéria e Getulio Vargas. Gabriel está com aparência desfigurada, corpo esquelético e apresenta sinais de forte debilidade física.
O psicólogo J Cardoso do programa Consultório na Rua informou que há quase três meses vem tentando convencer Gabriel a aceitar ajuda e ele não quer.

"Estávamos tentando levá-lo de maneira voluntária e ele vinha resistindo a esse atendimento. Chegamos a um ponto que não é possível deixá-lo aqui senão ele vai morrer. Ele está desnutrido e tem fragilidade física. Ao que tudo indica, está com anemia profunda", afirmou.

De acordo com J Cardoso, Gabriel Vinicius não estava em condições de decidir seu próprio destino e a única solução foi levá-lo de forma compulsória, alheia a vontade dele, para dar a ele uma assistência.
As equipes ficaram mais de uma hora conversando com Gabriel e ele resistia a um apoio sendo então colocado numa maca do Samu. Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Hospital Geral Clériston Andrade para uma avaliação clínica e depois será acolhido por uma residência terapêutica.

A assistente Social Daiane Macedo, do Creas Rute Gusmão, também apoiou o trabalho das equipes com o Centro Pop. Ela disse que há algum tempo Gabriel Vinicius está ‘abrigado’ embaixo do túnel e que o Creas já vinha tentando resgatá-lo e não conseguia.

"Cada dia mais ele vem definhando e com a saúde debilitada. Ele não queria ir de jeito nenhum. Já tínhamos tentado antes e ele foi bastante resistente", disse Daiane.

Gabriel está sendo acompanhado pela enfermeira Darlene Santos do programa Consultório na rua. Após ele ser atendido na Upa da Queimadinha, será encaminhado para uma instituição. Segundo Darlene Santos, o programa Consultório na Rua vai tentar localizar a família dele em Belo Horizonte e se isso acontecer encaminhá-lo.


Leia também: Jovem vive em estado de abandono em Feira de Santana
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade