São João

Conheça os benefícios da saborosa e tradicional culinária junina

Segundo Seliz Grassini, alimentos como o milho, o amendoim e o aipim são ricos em vitaminas e contribuem para uma boa saúde

23/06/2019 às 13h30, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Grande parte da culinária do período junino utiliza o milho verde, o amendoim e o aipim como ingredientes principais. Quem não lembra das canjicas, bolos, mingaus, cuscuz, entre outros que marcam presença nas mesas dos festejos regionais.

Onde quer que você vá encontrará mesas repletas com essas guloseimas, principalmente nas cidades do interior da Bahia e do Nordeste onde os festejos juninos fazem parte dos costumes e da cultura popular. A coordenadora do curso de Gastronomia do Centro Universitário Estácio da Bahia, Seliz Grassini, mostra os benefícios dos saborosos e tradicionais produtos da culinária junina.

O milho é um alimento rico em fibras, que tem a função de eliminar toxinas e manter a taxa de colesterol em nível adequado, reduzindo o colesterol ruim, o LDL e em proteínas, sais minerais, vitaminas B1 e E. A vitamina B1 favorece o bom funcionamento do sistema nervoso, cardíaco e muscular enquanto a vitamina E fortalece o sistema imunológico e protege o organismo contra os radicais livres, impedindo o envelhecimento das células. Além de ser muito saboroso, esse cereal é fonte de carboidratos, magnésio, betacaroteno e não contém glúten, ou seja, pode ser consumido por doentes celíacos.

Já o amendoim, além de ser consumido cozido é também ingrediente principal da paçoca e do pé-de-moleque. Alimento rico em lipídio insaturado, em proteínas, zinco, vitaminas B1 e E e em fibras que oferecem saciedade e reduz a ingestão de outras guloseimas típicas da festa como bolos de aipim, tapioca ou carimã, que são bem mais calóricos.

“Tem também a função de melhorar o nível de colesterol. Apesar de todas as propriedades benéficas, o amendoim possui bastante calorias e deve ser consumido com moderação”, diz Seliz.

O aipim e os derivados da mandioca são bastante apreciados pelos nordestinos e consumidos em forma de bolo, mingau, biscoito de goma, beiju, entre outros. “Esses alimentos possuem uma grande quantidade de carboidratos, por isso possuem um alto valor energético, além de serem ricos em cálcio, ferro, fósforo, vitaminas do complexo B e potássio”, afirma a professora.

“Mesmo nos festejos juninos, é importante manter uma boa alimentação durante as refeições principais. Se a pessoa substitui as refeições por petiscos juninos diariamente, com certeza ganhará peso de forma desnecessária. É importante curtir as festas, utilizando a culinária típica com moderação”, orienta Seliz Grassini.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade