Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • BAHIA AQUI É TRABALHO JUNHO 2
  • BAHIA AQUI É TRABALHO JUNHO 1
  • BAHIA AQUI É TRABALHO JUNHO 2
19 de Junho de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

São João

Todas as notícias
Publicado em 10/06/2019 12h51.

Arraiá do Comércio antecipa São João de de Feira de Santana

No novo espaço os forrozeiros ganharam uma área maior do que a anterior para o arrasta-pé.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Arraiá do Comércio antecipa São João de de Feira de Santana
Foto: Washington Nery / Secom Feira

Acorda Cidade

Em novo local, a Praça Padre Ovídio (Praça da Matriz), e com estrutura completamente diferente das demais edições, o Arraiá do Comércio, que acontece pela 18ª vez, foi aberto na noite do último sábado (8). E registrou o seu maior público, para a primeira noite de forró. O arraiá será encerrado no dia 16 de junho.

Até o ano passado, o Arraiá foi montado na Praça do Fórum, que ficou pequena para acomodar os forrozeiros que todas as noites procuravam e encontravam diversão no espaço. Antes foi realizado do MAP e no estacionamento da Prefeitura.

No novo espaço os forrozeiros ganharam uma área maior do que a anterior para o arrasta-pé. Os 55 comerciantes, todos da zona rural do município, estão numa posição privilegiada. “Ficou bem melhor”, atestou Suzana Santos, que vem de Humildes.

Além da comida típica do período – bolos que atendem as exigências de todos os paladares, cocadas, amendoim, canjica, mais licores de muitas cores e sabores; pode-se encontrar artesanato. Um espaço específico reproduz aspectos do município, ideal para as selfies.

Quem dança também considerou positiva a mudança e a configuração do ambiente. Desde que descobriram o forró na Praça do Fórum, a dona de casa Delci Gonçalves e o marido dela, Luiz Barbosa, não perderam uma noite de forró.

“Aqui ficou mais amplo, melhor para tudo. Tanto para dançar como para vender”, afirmou. Principalmente para dançar. O casal praticamente dança durante todas as apresentações. A noite de sábado foi animada pelo grupo de forró Banana com Leite o a Quixabeira da Matinha, com seu prá lá de animado samba de roda.

O secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, que representou o prefeito Colbert Filho, destacou a importância do Arraiá, que foi inserido no Calendário de Festejos Populares do Município.

“O São João antecipado virou tradição: diversão para o pessoal da cidade e comércio para os moradores da zona rural”, continuou o secretário. “Se tornou exemplo para toda a Bahia. Por isso vem acontecendo há 18 anos”.

A festa está sendo transmitida pela Princesa FM. Frei Adezi, que representou a emissora, afirmou que o Arraiá mais uma vez será sucesso. “É tradição e não deve deixar de existir. Por isso, todos devem se divertir, dentro da moderação”.

O diretor regional do Sesc, José Carlos Bulhões, que esteve na cidade especialmente para o evento, disse que o Arraiá ratifica as mais ricas tradições nordestinas. “É uma maneira de preservar a nossa cultura”.

Também estiveram presentes o presidente do Sindicato do Comércio, José Carlos Moraes, o arcebispo emérito de Feira de Santana, dom Itamar Vian, a gerente do Senac, Angélica dias e a gestora do Sesc Tomba, Ana Sílvia. 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

São João de Ibicuí atrai cerca de 60 mil turistas; confira a programação
Bahia

São João de Ibicuí atrai cerca de 60 mil turistas; confira a programação

Festa com mais de 30 shows impulsiona procura por excursões e hospedagem

Pela primeira vez em Ipirá, Falamansa promete agitar o Arraiá do Camisão 2019
Veja a programação

Pela primeira vez em Ipirá, Falamansa promete agitar o Arraiá do Camisão 2019

Os shows da festa começam a partir das 22h00, no palco principal e às 17h00 no palco da vila Mestre Paraíba...

Estruturas para São João e o São Pedro estão sendo concluídas pela Prefeitura
São João

Estruturas para São João e o São Pedro estão sendo concluídas pela Prefeitura

Em todos os locais serão montadas dezenas de barracas, onde serão vendidas comidas e bebidas típicas do per...

Vídeo

Senado Aprova (10 a 14 de junho) — O mais importante que o Senado aprovou nesta semana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Motoristas relatam dificuldade para retirar carros apreendidos de pátio terceirizado
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram