Acorda Cidade - Dilton Coutinho

20 de Setembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

São João

Todas as notícias
Publicado em 10/06/2019 12h51.

Arraiá do Comércio antecipa São João de de Feira de Santana

No novo espaço os forrozeiros ganharam uma área maior do que a anterior para o arrasta-pé.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Arraiá do Comércio antecipa São João de de Feira de Santana
Foto: Washington Nery / Secom Feira

Acorda Cidade

Em novo local, a Praça Padre Ovídio (Praça da Matriz), e com estrutura completamente diferente das demais edições, o Arraiá do Comércio, que acontece pela 18ª vez, foi aberto na noite do último sábado (8). E registrou o seu maior público, para a primeira noite de forró. O arraiá será encerrado no dia 16 de junho.

Até o ano passado, o Arraiá foi montado na Praça do Fórum, que ficou pequena para acomodar os forrozeiros que todas as noites procuravam e encontravam diversão no espaço. Antes foi realizado do MAP e no estacionamento da Prefeitura.

No novo espaço os forrozeiros ganharam uma área maior do que a anterior para o arrasta-pé. Os 55 comerciantes, todos da zona rural do município, estão numa posição privilegiada. “Ficou bem melhor”, atestou Suzana Santos, que vem de Humildes.

Além da comida típica do período – bolos que atendem as exigências de todos os paladares, cocadas, amendoim, canjica, mais licores de muitas cores e sabores; pode-se encontrar artesanato. Um espaço específico reproduz aspectos do município, ideal para as selfies.

Quem dança também considerou positiva a mudança e a configuração do ambiente. Desde que descobriram o forró na Praça do Fórum, a dona de casa Delci Gonçalves e o marido dela, Luiz Barbosa, não perderam uma noite de forró.

“Aqui ficou mais amplo, melhor para tudo. Tanto para dançar como para vender”, afirmou. Principalmente para dançar. O casal praticamente dança durante todas as apresentações. A noite de sábado foi animada pelo grupo de forró Banana com Leite o a Quixabeira da Matinha, com seu prá lá de animado samba de roda.

O secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, que representou o prefeito Colbert Filho, destacou a importância do Arraiá, que foi inserido no Calendário de Festejos Populares do Município.

“O São João antecipado virou tradição: diversão para o pessoal da cidade e comércio para os moradores da zona rural”, continuou o secretário. “Se tornou exemplo para toda a Bahia. Por isso vem acontecendo há 18 anos”.

A festa está sendo transmitida pela Princesa FM. Frei Adezi, que representou a emissora, afirmou que o Arraiá mais uma vez será sucesso. “É tradição e não deve deixar de existir. Por isso, todos devem se divertir, dentro da moderação”.

O diretor regional do Sesc, José Carlos Bulhões, que esteve na cidade especialmente para o evento, disse que o Arraiá ratifica as mais ricas tradições nordestinas. “É uma maneira de preservar a nossa cultura”.

Também estiveram presentes o presidente do Sindicato do Comércio, José Carlos Moraes, o arcebispo emérito de Feira de Santana, dom Itamar Vian, a gerente do Senac, Angélica dias e a gestora do Sesc Tomba, Ana Sílvia. 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Forró romântico de Adelmário Coelho agita São Pedro de Humildes
Feira de Santana

Forró romântico de Adelmário Coelho agita São Pedro de Humildes

A noite de forró romântico foi propícia aos casais dançarem bem agarradinhos.

Majestades comandam animação do São Pedro de Humildes
São João

Majestades comandam animação do São Pedro de Humildes

O comando da animação fica por conta da rainha Reiane Silva de Souza e das princesas Tamires dos Santos e Ca...

Festa de São Pedro tem animação garantida em Humildes
São João

Festa de São Pedro tem animação garantida em Humildes

A animação da primeira noite da festa valorizou a prata da casa, mas também trouxe para os palcos de Humild...

Vídeo

Carro desgovernado invade clínica em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta Sexta-Feira 20.09 (Parte 01):
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram