viagens

Em um ano, turismo cresce 7,1% na Bahia

Com números positivos o turismo cresceu na Bahia. De fevereiro a março desse ano, o aumento foi de 2,

07/06/2019 às 11h10, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O setor de turismo no Brasil está aquecido e alguns estados têm se destacado. O turismo cresce na Bahia acima da média nacional. Enquanto essa está em torno de 2%, na Bahia ela é de 7,1%.

Esses dados foram obtidos comparando março de 2018 ao mesmo mês deste ano e, se comparar fevereiro a março de 2019, o aumento também é considerável, de 2,2%

Esse foi o melhor desempenho que a Bahia conseguiu desde 2014. Na época, o aumento conseguido era de 9,4%.

Se comparado a outros 12 estados nos quais as atividades de serviços ligadas ao turismo são investigadas, a Bahia ficou em 2º lugar, atrás apenas do Ceará que teve um crescimento de 10,6%.

Se for analisado apenas o ano de 2019, os números também são bastante positivos. Somente no verão, cerca de seis milhões de pessoas visitaram a Bahia e isso significa um aumento de 7,5% em relação ao ano anterior.

Alguns locais têm destaque no recebimento de turistas. Por exemplo, o Morro de São Paulo, que fica na Costa do Dendê, teve uma ocupação de 90% da rede hoteleira no Réveillon.

Se analisarmos apenas a capital baiana no primeiro semestre de 2018, os números continuam a agradar. O aumento foi de 8% e a rede hoteleira registrou uma taxa de ocupação de 63%, tendo um aumento de 8% em relação ao ano anterior.

Com esses números, Salvador esperava receber cerca de 9 milhões de turistas em 2018 e para 2019 a expectativa é que haja mais visitantes conhecendo e passeando pela cidade.

Dentre os principais visitantes domésticos, algumas cidades brasileiras e países se destacam. Os principais turistas vêm de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Argentina, Espanha, Itália, França, Alemanha e Estados Unidos.

O mercado de turismo nacional

Aliado ao aumento do turismo na Bahia e em outras regiões, como citado acima, a venda de seguro viagem pela internet também aumentou de 2016 para 2018, conforme pesquisa divulgada pela Assist Card.

O serviço inclui segurança também para quem faz viagens dentro do país, como, por exemplo, a Bahia, já que oferece tranquilidade no caso de extravios de bagagem, doenças, cancelamentos de voos e outras situações, então é algo que impulsionou o mercado geral.

O que impulsiona o turismo na Bahia

Para que a Bahia receba cada vez mais turistas, existem ações que impulsionam as visitas. Primeiro se escolhem as cidades que serão promovidas, posteriormente são convidadas pessoas que trabalham na área de turismo para conhecer o local e ajudar na divulgação.

Essa ação tem dado bons resultados, mas somado a isso, estão as atrações que o estado oferece.

A Chapada Diamantina é um parque nacional que permite contato com a natureza e que os visitantes podem fazer trilhas, visitar cachoeiras e ter muitas atividades ao ar livre.

A capital de Salvador tem várias atrações, como o Pelourinho, Elevador Lacerda, praias, Mercado Municipal e, claro, o carnaval.

O Morro de São Paulo fica em uma ilha pacata que possui praias com um visual incrível e agito à noite, principalmente com muita música.

Porto Seguro preserva um pouco da história brasileira e, ao mesmo tempo oferece muita diversão com barracas nas praias durante o dia e as festas e a Passarela do Álcool durante a noite.

Conhecendo um pouco das atrações fica fácil entender porque o turismo cresce na Bahia e o que o estado tem a oferecer aos seus visitantes.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade