São João

Tiquaruçu vai ter muito forró tradicional com Os Bambas do Nordeste

O grupo garante que o público do distrito terá muito forró para dançar.

05/06/2019 às 16h14, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com 45 anos de existência, sendo o terceiro trio de forró mais tradicional do Brasil, Os Bambas do Nordeste está preparado para animar o São João de Tiquaruçu. Atração confirmada pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho para o dia 22 de junho, o grupo garante que o público do distrito terá muito forró para dançar. Em entrevista para Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Feira de Santana, eles contaram tudo sobre os preparativos.

Com a nova formação, essa será a segunda apresentação do grupo no Arraiá da Feira. No ano passado eles se apresentaram no São João de São José, no distrito de Maria Quitéria. O trio é formado pelo Baio do Acordeon, Carlos Mattheus (triângulo e vocal) e Vivaldo Oliveira (zabumba e vocal).

Para animar o público de Tiquaruçu, um repertório vasto. As principais músicas são do novo CD do grupo, lançado esse ano em comemoração aos 45 anos. Dentre as músicas do grupo estão “Mulher Teimosa”, “Me dê seu endereço”, “Enxugue o suor”, “A cinturinha dela” e “To contigo e não abro”. Ao todo, o grupo tem nove discos gravados.

Segundo o vocalista Carlos Mattheus, sucessos como “Lembrança de um beijo”, “Aproveita gente”, “A vida de um viajante”, “Xote ecológico” e “Pra você voltar para mim” sempre estão presentes no repertório. “Terá muito forró tradicional e muita alegria”, afirmou.

Grupo tem história com Gonzagão

A história do grupo é uma das mais emocionantes e começou com um presente do Rei do Baião, Luis Gonzaga. A sanfona branca, utilizada até hoje por Baio, foi dada por Gonzagão, que costumava presentear os melhores sanfoneiros.

Baio, que é um patrimônio do grupo, foi o vencedor do primeiro Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana. Ele, que se considera um feirense, nasceu em Alagoas e veio morar na Princesa do Sertão.

Os Bambas do Nordeste também se consideram como primeiro trio tradicional de forró a introduzir os metais. A inovação surgiu com o primeiro vocalista do grupo, Jacinto Limeira. Além de cantar, ele tocava trompete nas introduções das músicas, dando um novo ritmo ao som da época.

O grupo se apresenta também em outras festas juninas no estado da Bahia. Irão se apresentar em Salvador, Serrinha e Riachão do Jacuípe. Apesar de serem tradicionais, eles estão presentes nas redes sociais. Para encontra-los basta procurar no Instagram (@osbambasdonordeste), Facebook.com/osbambasdonordeste e no YouTube pelo canal Os Bambas do Nordeste.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade