Saúde

População reclama da demora no atendimento na UPA da Mangabeira

Crianças foram levadas pela manhã e por volta das 16h ainda esperavam pelo atendimento.

21/05/2019 às 14h12, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Várias pessoas procuraram ontem (20) atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Mangabeira, em Feira de Santana, e reclamaram do atendimento. Crianças foram levadas pela manhã e por volta das 16h ainda esperavam pelo atendimento.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Um dos exemplos foi Mislene dos Santos Souza do bairro Santo Antonio dos Prazeres. Ela levou a neta de três anos que estava com febre e garganta inflamada e reclamou da demora no atendimento. “Cheguei 10h com minha neta de 3 anos e só fomos atendidas a tarde. A médica medicou, mas não pediu nenhum exame. Essa já é a terceira vez que preciso do serviço de saúde da UPA”, afirmou.

Daiane Barbara, moradora do Parque Brasil, estava com a filha de quatro anos. Sentindo febre, tosse e dor de cabeça, a espera durou mais de três horas. “A médica disse que não era dengue, mas também não passou nenhuma medicação. Já são praticamente 24h com febre”.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Edilene Silva do bairro Santo Antonio dos Prazeres já procurou atendimento na UPA da Mangabeira duas vezes. Na primeira vez, desistiu de esperar. “Tenho duas semanas sentindo dor nas costas. Na primeira vez eu vim e fui embora sem atendimento”, disse.

Priscila Alexandrina de Oliveira, que mora no bairro Mangabeira, levou o filho que estava cansando, mas se deparou com muita espera e reclamações. Segundo ela, até a polícia foi chamada para conter um paciente que reclamou da espera. “A UPA está superlotada, muita gente reclamando. Um rapaz reclamou da demora no atendimento e por causa disso chamaram a polícia, dizendo que ele estava causando tumulto, mas a gente não está vendo o atendimento. Crianças com 40 graus de febre e aqui esperando”, relatou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Cleiton Alves de Oliveira foi até a UPA com a filha de 10 anos em busca de atendimento. A criança também demorou mais de 3h somente para passar pela triagem. “Ela está com febre, dor de cabeça. A gente procura o recurso da saúde e não encontra assistência. A gente busca informação, mas eles chamam a polícia dizendo que a gente vai fazer algum tipo de manifestação”, reclamou.

Em resposta as reclamações, a prefeitura informou que a Unidade de Pronto Atendimento da Mangabeira administrada pelo IMEGI, recebeu nesta segunda-feira (20), uma demanda de atendimentos superior ao normal, tendo alcançado um pico de 127 atendimentos até às 17h. Segundo a nota, a média de atendimentos pra uma unidade deste porte é de 75 pacientes/dia.

“Ressaltamos que, por se tratar de unidade de pronto atendimento de urgência e emergência, todos os pacientes são atendidos pelo protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco, que prioriza a ordem de atendimento de acordo com a necessidade do paciente”, informou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade