Feira de Santana

Há cerca de 7 meses sem médico, moradores do conjunto Viveiros realizam protesto

A secretaria Denise Mascarenhas destacou que o município tem todo interesse em contratar médicos e que em nenhum momento a falta de médico ocorreu por falta da não contratação.

20/05/2019 às 09h55, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Um grupo de moradores do conjunto Viveiros realizou uma manifestação em frente a unidade de saúde na manhã desta segunda-feira (20) para cobrar a contratação de um médico. Segundo os moradores, já são cerca de sete meses sem o profissional de saúde no posto médico I e II Dr. Luciano Simões Ferreira Vital.

“Sete meses sem médico. A gente não pode morrer na fila de espera e pedimos, por favor, que o prefeito Colbert Martins libere os médicos para essa unidade”, solicitou a moradora Benedita de Brito Moreira em entrevista ao Acorda Cidade.

Maria Miranda de Souza afirmou que os moradores estão buscando por atendimento em policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. “É complicado o deslocamento por causa desse contorno que a gente tem que fazer para chegar em um hospital, podemos até falecer. A gente precisa de médico aqui”, destacou.

Ares Maria de Jesus afirmou que está enfrentando um problema de saúde e está com dificuldades por causa da falta de profissional. “Preciso passar pelo médico e não tem. Precisamos de médico e quando tiver médico no Viveiros I, tem que atender no Viveiros II também, pois todos nós somos seres humanos”.

Luisa de Oliveira Gonçalves disse que, além de não ter médico, nenhuma justificava é dada para a população sobre o problema. “Não tem explicação pra gente sobre a falta de médico. Meu esposo está precisando fazer um relatório e não consegue. A enfermeira até atende a gente, mas precisamos de médico”, afirmou.

Falta de médicos independe da gestão municipal, diz secretária

A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, justificou ao Acorda Cidade que a falta de médicos independe da gestão municipal. Segundo ela, essa é uma realidade em vários lugares do Brasil, mas destacou que Feira de Santana tem se empenhando para tentar resolver a questão.

“Muitos fizerem residência, muitos passaram no Programa Mais Médicos em outros municípios, então está uma dificuldade, mas não por falta de interesse da gestão em contratar. Os médios são terceirizados, é uma empresa. Já notificamos essa empresa duas vezes para que ela se pronuncie. No Viveiros os médicos já estão indo hoje, em junho já nos sinalizaram que outros médicos então chegando, por conta de faculdades que estão oferecendo”, afirmou.

Denise destacou que o município tem todo interesse em contratar médicos e que em nenhum momento a falta de médico ocorreu por falta da não contratação. Segundo ela, é importante que as pessoas conheçam a situação e que a ausência do médico está ocorrendo em diversos municípios.

Denise disse ainda que a população não ficou desassistida e que em todos os momentos a secretaria está orientando e colocando médicos para cobrir a questão de receitas, medicações e exames, além das policlínicas que estão atendendo a população.

“Nosso interesse realmente é sanar esse problema e estamos em busca disso. Acreditamos que até o final de maio, início de junho, já estaremos com outros profissionais”, destacou.

Prefeito diz que problema será resolvido ainda hoje

O prefeito Colbert Martins da Silva Filho informou ao Acorda Cidade que ainda não tinha informação que o posto médico do Viveiros estava tanto de tempo sem médico. Ele pediu desculpas a população e disse que já determinou a secretária Denise que resolva ainda hoje essa questão.

“Já que existem problemas o que nos cabe é aceitar as manifestações que as pessoas têm. No meu entendimento a crítica é positiva, pois mostra que o serviço é necessário. Peço desculpas aos moradores do Viveiros por esse tempo que a população ficou sem atendimento. Entramos em contato com a organização social que está assumindo o lugar da cooperativa. Existem alguns problemas em relação a contratação desses profissionais. Essa empresa só contrata por PJ (pessoa física) ou por carteira assinada e existem profissionais que não querem nem um tipo nem outro. Estamos solicitando que quem queira trabalhar em Feira de Santana como médico que nos procure, temos espaços abertos e estamos precisando ampliar essa contratação”, disse.

Colbert afirmou ainda que esteve com o Ministro da Saúde na última quarta e que foram liberadas mais cinco vagas no Programa Mais Médicos para Feira de Santana.

“A vantagem é que o médico pago pelo governo federal ganha o triplo do que conseguimos pagar em Feira. Ele tem um contrato bem específico, com tempo limitado e quando termina ele não tem nenhum tipo de vinculação e estamos buscando esses profissionais”, afirmou.

Leia também: Falta de médicos afeta mais de 20 postos de saúde em Feira de Santana

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade