Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
21 de Setembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Polícia

Todas as notícias
Publicado em 18/05/2019 08h38.

Dercca destaca 'Depoimento Especial' em alusão ao 18 de Maio

A titular da especializada da Polícia Civil participou de eventos pelo Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Dercca destaca 'Depoimento Especial' em alusão ao 18 de Maio
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Acorda Cidade

Na semana de mobilização pelo 18 de maio, definido como Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) completou seis meses de utilização do “Depoimento Especial”, para a preservação destas vítimas.

Iniciado no final de 2018, na Dercca, quando também entrou em vigência, o Depoimento Especial, também conhecido como “Depoimento sem Dano”, é um procedimento disposto na Lei 13.431/17, realizado de forma multidisciplinar, com auxílio de assistente social ou psicólogo, que permite um ambiente menos constrangedor e mais propício para a busca da verdade.

A titular da Dercca, delegada Ana Crícia Macedo, destaca a importância de não revitimizar as crianças e os adolescentes. “É um procedimento que envolve diversas fases, favorecendo o depoimento deste público de forma espontânea, sem a sua revitimização”, afirma.

Eventos pelo 18 de Maio

Nesta semana, a titular da especializada participou de eventos em alusão ao 18 de Maio. Durante os encontros, realizados entre instituições governamentais e não governamentais, a delegada discutiu o tema, esclarecendo a legislação e as ações da Polícia Civil no enfrentamento.

Durante as reuniões com instituições, como o Ministério Público da Bahia e o Comitê de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, também foi discutido o fluxo do atendimento à criança e ao adolescente, realizado pela rede de proteção, que também envolve segmentos como educação, saúde, assistência social e justiça.

Entre o final de 2017 e o início deste ano, a Dercca participou de quatro operações nacionais de combate à pedofilia na internet, com diversas prisões e apreensões de equipamentos utilizados para o crime.

A delegada Ana Crícia Macedo defende o envolvimento da sociedade no enfrentamento. “Tão importante quanto à repressão dos crimes contra este público é o trabalho preventivo, que pode ser realizado no ambiente familiar e também nas escolas, onde a criança pode ser ensinada a ter autocuidado e autodefesa. A partir daí, ela saberá a forma de agir, quando ocorrer qualquer tipo de ameaça de abuso sexual”, orienta. 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Mais de 40 pássaros silvestres são resgatados durante operação no sul da Bahia
Polícia

Mais de 40 pássaros silvestres são resgatados durante operação no sul da Bahia

Aves foram achadas em um estabelecimento, além de árvores, postes e calçadas, na cidade de Porto Seguro. Re...

 Homem é assassinado a tiros em ponto de ônibus na Avenida Getúlio Vargas
Feira de Santana

Homem é assassinado a tiros em ponto de ônibus na Avenida Getúlio Vargas

Testemunhas informaram para a polícia que dois homens em uma motocicleta efetuaram os disparos.

Suspeitos de praticar assaltos em Feira morrem após capotamento de veículo e troca de tiros com a PM
Feira de Santana

Suspeitos de praticar assaltos em Feira morrem após capotamento de veículo e troca de tiros com a PM

Com a dupla os policiais apreenderam dois revólveres de calibre 38 e 22, duas bolsas com documentos pessoais ...

Vídeo

Carro desgovernado invade clínica em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta Sexta-Feira 20.09 (Parte 01):
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram