Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Governo novo
  • Governo novo
26 de Junho de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Educação

Todas as notícias
Publicado em 17/05/2019 16h05.

Senai está com inscrições abertas para cursos técnicos em Feira de Santana e Serrinha

Serão ofertados os cursos Técnicos em Desenvolvimento de Sistemas, Mecatrônica, Logística, Segurança do Trabalho, Mecânica Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica e Manutenção Automotiva.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Senai está com inscrições abertas para cursos técnicos em Feira de Santana e Serrinha
Foto: Reprodução

Acorda Cidade

Atualizada às 19:47

O Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, através do Edital 2019.2, está com as inscrições abertas para os cursos técnicos nos municípios de Feira de Santana e Serrinha. Serão ofertados os cursos Técnicos em Desenvolvimento de Sistemas, Mecatrônica, Logística, Segurança do Trabalho, Mecânica Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica e Manutenção Automotiva.

São 450 vagas distribuídas em nove turmas e também com bolsas integrais destinadas aos candidatos que tiverem pontuação média aritmética simples, igual ou superior a 550 (quinhentos e cinquenta) pontos no ENEM dos anos de 2014, 2015, 2016, 2017 ou 2018. Para concorrer a uma das vagas deste Edital, para qualquer forma de ingresso, o interessado precisará ter concluído o ensino médio (ou equivalente) ou estar cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio. No caso das bolsas, também é necessário ter condição de baixa renda e autodeclarar, por escrito, esta condição no ato da matrícula.

As inscrições para este Edital são on-line e sem prova, através do site www.tecnicosenai.com.br, até o dia 07/07/2019 para os pagantes, e para os que concorrerem às bolsas integrais até o dia 18/06/2019.
Maiores informações sobre os cursos através do telefone 75 3229-9154/9157 ou pelo Whatsapp 75 98867- 5328.

ONDE CADA PROFISSIONAL TÉCNICO PODERÁ ATUAR?

O Técnico em Segurança do Trabalho atua principalmente na avaliação e prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais em empresas de diferentes setores, desde a construção civil, indústria até hospitais e bancos. O profissional desenvolverá atividades de identificação de riscos de acidentes pessoais, materiais e ambientais, implementação de ações corretivas, análise de acidentes e doenças de trabalho e recomendação de ações para prevenção, planejamento e execução de programas de treinamento de segurança, orientação e fiscalização dos trabalhadores na utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC), como também participação em reuniões e campanhas de prevenção.

O profissional Técnico em Desenvolvimento de Sistemas terá como atividades desenvolver e programar sistemas computacionais, atendendo normas e padrão de qualidade, usabilidade, integridade e segurança da informação. No mercado de trabalho esse profissional poderá atuar em setores de desenvolvimento e de tecnologia, empresas de todos os segmentos, como comércio, consultoria, telecomunicações, prestação de serviços, departamento de TI nas indústrias e em fábricas de software.

O Técnico em Mecatrônica desenvolverá sistemas automatizados de manufatura, implementará e manterá máquinas e equipamentos automatizados. Poderá trabalhar em indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilísticas, metalomecânica e plástico. Também em empresas integradoras de sistemas de automação industrial, fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados, em grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos e em laboratórios de controle de qualidade.

O Técnico em Eletrotécnica tem como principais atividades instalar, manter e projetar sistemas elétricos prediais, industriais e de potência, cumprindo legislações vigentes, parâmetros de eficiência energética, normas técnicas, de qualidade de segurança e saúde e, ainda, ambientais. Poderá trabalhar em empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas elétricos. Também em empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, projetos na área de sistemas elétricos, em concessionárias e prestadores de serviços de telecomunicações e em indústrias de transformação.

O Técnico em Manutenção Automotiva é responsável pela manutenção e reparo de veículos. Para isso, diagnosticará problemas e reparará motores e demais sistemas mecânicos como suspensão, freios e transmissão. Também atuará com sistemas eletroeletrônicos, carroceria, funilaria e capotaria. O profissional poderá trabalhar em montadoras automotivas, concessionárias e revendas, empresas de fabricação e comercialização de equipamentos, acessórios e peças para automóveis, implementos e máquinas agrícolas, setor de instalação de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos e com vistorias e certificação veicular.

O Técnico em Logística forma profissionais especializados em atividades de transporte (rotas e meios de transporte), operações e processos logísticos, como armazenamento e distribuição de produtos e mercadorias, e em cadeia de suprimento. A Logística está presente em quase todas as grandes atividades econômicas, e é especialmente necessária em grandes empresas e indústrias. O profissional dessa área poderá trabalhar em indústrias, aeroportos, portos, transportadoras, varejistas, centros de distribuição, assessorias, empresas de importação e exportação, supermercados, shopping centers etc.

O Técnico em Mecânico Industrial participa da gestão da manutenção mecânica, é responsável pela gestão direta da confecção de peças e componentes mecânicos, além de atuar no desenvolvimento de projetos dedicados à manutenção mecânica e na manutenção dos sistemas automatizados de máquinas e equipamentos industriais, atendendo as normas e padrões técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente. As atividades desse profissional é desenvolvida em indústrias de diferentes portes, segmentos e níveis tecnológicos, como fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, indústria em geral: aeroespacial, automobilísticas, metalmecânica, de manutenção e reparos, geração de energia, siderúrgicas, entre outras.

Para o profissional Técnico em Eletromecânica atuará no planejamento, execução, inspeção e instalação de máquinas e equipamentos eletromecânicos. Também está apto a trabalhar no controle de qualidade e gestão em indústrias com linhas de produção automatizadas em empresas de pesquisa e manutenção eletromecânicas. No mercado de trabalho poderá trabalhar em indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilísticas, metalomecânica e plástico, também em indústrias de transformação e extrativa em geral. Empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e
utilização de equipamentos e sistemas eletromecânicos, com grupos de pesquisas que desenvolvam projetos na área de eletromecânica e em laboratórios de controle da qualidade, calibração e manutenção de equipamentos.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Curso gratuito de Educação Física para pessoas com deficiência é ofertado pelo MEC
Educação

Curso gratuito de Educação Física para pessoas com deficiência é ofertado pelo MEC

Interessados já podem realizar a inscrição e dar início a sua formação.

Fies: inscrições para o segundo semestre começam hoje e vão até 1º de julho
Educação

Fies: inscrições para o segundo semestre começam hoje e vão até 1º de julho

Podem se inscrever candidatos que participaram do Enem a partir de 2010

Pesquisa: número de jovens no ensino médio aumenta 61% em 6 anos
Educação

Pesquisa: número de jovens no ensino médio aumenta 61% em 6 anos

Para coordenador, avanço é significante, porém tímido

Vídeo

Ferrugem pisa na mão de fã durante show na Bahia; veja vídeo Veja mais Vídeos ›

Podcast

Biomédica alerta sobre os riscos do diabetes
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram