Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • GOVERNO 2
  • GOVERNO 2
24 de Junho de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 17/05/2019 12h15.

Criança com paralisia cerebral que sofre com complicações de saúde, precisa de doações de fraldas, medicamentos e atendimento domiciliar

Há quatro anos, após um engasgo e a demora de receber o devido socorro, foi acometida por paralisia cerebral.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Criança com paralisia cerebral que sofre com complicações de saúde, precisa de doações de fraldas, medicamentos e atendimento domiciliar
Foto: Arquivo pessoal

Rachel Pinto

Monalisa Mizael dos Santos de 12 anos mora na Rua Sena, bairro Conceição I em Feira de Santana e há quatro anos, após um engasgo e a demora de receber o devido socorro, foi acometida por paralisia cerebral.

Acamada, ela também tem síndrome de down, é traqueostomizada, se alimenta através de gastrostomia (uma sonda no estômago) e sem nenhuma mobilidade, a cada dia que passa está enfrentando sérias complicações de saúde. Ela adquiriu escaras muito profundas na região do glúteo e precisa urgentemente de um acompanhamento de saúde domiciliar.

Foto: Arquivo pessoal

Segundo Raimunda dos Santos, mãe de Monalisa, a garota chegou a ter o atendimento de home care através do Serviço Ùnico de Saúde (SUS) durante um período, mas depois o serviço foi suspenso. Ela tem outros filhos, também uma filha surda-muda e a família vive apenas com o dinheiro do benefício que Monalisa recebe.

Foto: Arquivo pessoal

Raimunda informou ainda a filha recebia da prefeitura 8 latas por mês de um suplemento alimentar que ajudava na sua nutrição e o produto foi suspenso há um ano. Rico em proteínas, o suplemento também ajudava a prevenir as escaras. A família conta com a ajuda de amigos e alguns grupos de apoio social formados pela comunidade feirense que fazem doações de fraldas, medicamentos e leite para Monalisa.

Os curativos das escaras da menina são feitos por um enfermeiro amigo da família que cobra um pequeno valor para cobertura do material. Raimunda relatou que o pai de Monalisa foi embora de casa quando ela ficou doente. A cada dia que passa a filha fica mais fraca e a esperança de conseguir o atendimento domiciliar e de dias melhores vem da fé que ela tem em Deus.

 

“Eu passo o dia cuidando dela e não posso trabalhar. É com o benefício que ela recebe do governo que eu faço as compras, compro algumas coisas que ela precisa, mas nem sempre dá pra suprir todas as despesas. A gente conta com ajuda de muitas pessoas boas também que sempre vem aqui em casa oferecer o que podem. Fraldas, leite e materiais de curativo. Tem amigos que também estão buscando profissionais para atender ela em casa. Ela tem muitas limitações e precisa muito disse”.

Quem quiser ajudar Monalisa pode entrar em contato com Dona Raimunda através do telefone (75)981489128. O endereço da família é Rua Sena, número 29, bairro Conceição I.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

É São João: veja como equilibrar a alimentação neste período de festas juninas
Saúde

É São João: veja como equilibrar a alimentação neste período de festas juninas

As comidas tradicionais da época, apesar de deliciosas, são altamente calóricas.

Saiba como a alimentação interfere na saúde bucal
Saúde

Saiba como a alimentação interfere na saúde bucal

Ortodontista explica como alimentos influenciam na saúde oral.

Exame não confirma dengue em menina de um ano e meio morta em Feira
Saúde

Exame não confirma dengue em menina de um ano e meio morta em Feira

A Secretaria Municipal de Saúde encaminhou a amostra de sangue da criança para o Lacen (Laboratório Central...

Vídeo

Senado Aprova (10 a 14 de junho) — O mais importante que o Senado aprovou nesta semana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Movimento do comércio no feriado de Corpus Christi agrada lojistas e consumidores
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram