Feira de Santana

Criança com paralisia cerebral que sofre com complicações de saúde, precisa de doações de fraldas, medicamentos e atendimento domiciliar

Há quatro anos, após um engasgo e a demora de receber o devido socorro, foi acometida por paralisia cerebral.

17/05/2019 às 12h15, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Monalisa Mizael dos Santos de 12 anos mora na Rua Sena, bairro Conceição I em Feira de Santana e há quatro anos, após um engasgo e a demora de receber o devido socorro, foi acometida por paralisia cerebral.

Acamada, ela também tem síndrome de down, é traqueostomizada, se alimenta através de gastrostomia (uma sonda no estômago) e sem nenhuma mobilidade, a cada dia que passa está enfrentando sérias complicações de saúde. Ela adquiriu escaras muito profundas na região do glúteo e precisa urgentemente de um acompanhamento de saúde domiciliar.

Foto: Arquivo pessoal

Segundo Raimunda dos Santos, mãe de Monalisa, a garota chegou a ter o atendimento de home care através do Serviço Ùnico de Saúde (SUS) durante um período, mas depois o serviço foi suspenso. Ela tem outros filhos, também uma filha surda-muda e a família vive apenas com o dinheiro do benefício que Monalisa recebe.

Foto: Arquivo pessoal

Raimunda informou ainda a filha recebia da prefeitura 8 latas por mês de um suplemento alimentar que ajudava na sua nutrição e o produto foi suspenso há um ano. Rico em proteínas, o suplemento também ajudava a prevenir as escaras. A família conta com a ajuda de amigos e alguns grupos de apoio social formados pela comunidade feirense que fazem doações de fraldas, medicamentos e leite para Monalisa.

Os curativos das escaras da menina são feitos por um enfermeiro amigo da família que cobra um pequeno valor para cobertura do material. Raimunda relatou que o pai de Monalisa foi embora de casa quando ela ficou doente. A cada dia que passa a filha fica mais fraca e a esperança de conseguir o atendimento domiciliar e de dias melhores vem da fé que ela tem em Deus.

 

“Eu passo o dia cuidando dela e não posso trabalhar. É com o benefício que ela recebe do governo que eu faço as compras, compro algumas coisas que ela precisa, mas nem sempre dá pra suprir todas as despesas. A gente conta com ajuda de muitas pessoas boas também que sempre vem aqui em casa oferecer o que podem. Fraldas, leite e materiais de curativo. Tem amigos que também estão buscando profissionais para atender ela em casa. Ela tem muitas limitações e precisa muito disse”.

Quem quiser ajudar Monalisa pode entrar em contato com Dona Raimunda através do telefone (75)981489128. O endereço da família é Rua Sena, número 29, bairro Conceição I.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade