Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
21 de Setembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 17/05/2019 12h15.

Criança com paralisia cerebral que sofre com complicações de saúde, precisa de doações de fraldas, medicamentos e atendimento domiciliar

Há quatro anos, após um engasgo e a demora de receber o devido socorro, foi acometida por paralisia cerebral.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Criança com paralisia cerebral que sofre com complicações de saúde, precisa de doações de fraldas, medicamentos e atendimento domiciliar
Foto: Arquivo pessoal

Rachel Pinto

Monalisa Mizael dos Santos de 12 anos mora na Rua Sena, bairro Conceição I em Feira de Santana e há quatro anos, após um engasgo e a demora de receber o devido socorro, foi acometida por paralisia cerebral.

Acamada, ela também tem síndrome de down, é traqueostomizada, se alimenta através de gastrostomia (uma sonda no estômago) e sem nenhuma mobilidade, a cada dia que passa está enfrentando sérias complicações de saúde. Ela adquiriu escaras muito profundas na região do glúteo e precisa urgentemente de um acompanhamento de saúde domiciliar.

Foto: Arquivo pessoal

Segundo Raimunda dos Santos, mãe de Monalisa, a garota chegou a ter o atendimento de home care através do Serviço Ùnico de Saúde (SUS) durante um período, mas depois o serviço foi suspenso. Ela tem outros filhos, também uma filha surda-muda e a família vive apenas com o dinheiro do benefício que Monalisa recebe.

Foto: Arquivo pessoal

Raimunda informou ainda a filha recebia da prefeitura 8 latas por mês de um suplemento alimentar que ajudava na sua nutrição e o produto foi suspenso há um ano. Rico em proteínas, o suplemento também ajudava a prevenir as escaras. A família conta com a ajuda de amigos e alguns grupos de apoio social formados pela comunidade feirense que fazem doações de fraldas, medicamentos e leite para Monalisa.

Os curativos das escaras da menina são feitos por um enfermeiro amigo da família que cobra um pequeno valor para cobertura do material. Raimunda relatou que o pai de Monalisa foi embora de casa quando ela ficou doente. A cada dia que passa a filha fica mais fraca e a esperança de conseguir o atendimento domiciliar e de dias melhores vem da fé que ela tem em Deus.

 

“Eu passo o dia cuidando dela e não posso trabalhar. É com o benefício que ela recebe do governo que eu faço as compras, compro algumas coisas que ela precisa, mas nem sempre dá pra suprir todas as despesas. A gente conta com ajuda de muitas pessoas boas também que sempre vem aqui em casa oferecer o que podem. Fraldas, leite e materiais de curativo. Tem amigos que também estão buscando profissionais para atender ela em casa. Ela tem muitas limitações e precisa muito disse”.

Quem quiser ajudar Monalisa pode entrar em contato com Dona Raimunda através do telefone (75)981489128. O endereço da família é Rua Sena, número 29, bairro Conceição I.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Inaugurada 13ª Policlínica Regional de Saúde em Itabuna
Saúde

Inaugurada 13ª Policlínica Regional de Saúde em Itabuna

Também na sexta, Rui entregou 15 micro-ônibus, que farão o transporte dos pacientes para a policlínica, al...

Praticar exercícios ajuda a recuperar a saúde mental
Saúde

Praticar exercícios ajuda a recuperar a saúde mental

Atividades físicas atuam diretamente no cérebro e na regulação de hormônios, beneficiando a saúde mental...

Hapvida lança pesquisa de satisfação para clientes
Saúde

Hapvida lança pesquisa de satisfação para clientes

A Gerente de Qualidade de Atendimento do Hapvida, Milena Siosaki, explica que a pesquisa se aplica aos atendim...

Vídeo

Carro desgovernado invade clínica em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta Sexta-Feira 20.09 (Parte 01):
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram