Acorda Cidade - Dilton Coutinho

29 de Maio de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 10/05/2019 16h51.

Instituído em Feira de Santana Comitê de Investigação de Mortalidade Materna e Infantil

O comitê terá caráter educativo, técnico-consultivo, multiprofissional e interinstitucional.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

Representantes de oito instituições públicas e privadas comporão o Comitê de Investigação de Mortalidade Materna e Infantil em Feira de Santana, instituído nesta semana, por determinação do prefeito Colbert Martins Filho. O comitê terá caráter educativo, técnico-consultivo, multiprofissional e interinstitucional.

Vai subsidiar, a partir da avaliação da assistência à saúde, as políticas públicas para a compreensão e a redução dos determinantes e dos condicionantes da mortalidade materna, infantil e fetal.

Tem como objetivo identificar as causas que levam ao óbito infantil, com foco naquelas que poderiam ser evitados. O comitê é considerado importante instrumento de gestão.

Uma das considerações é que a redução da mortalidade infantil e a melhoria da saúde da gestante estão entre os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Observou-se também que os óbitos maternos, infantis e fetais são passíveis de prevenção e estão vinculados às precárias condições socioeconômicas e culturais.

As causas preveníveis estão relacionadas ao acesso, à utilização dos serviços de saúde e à qualidade da assistência pré-natal, ao parto, ao puerpério e ao recém-nascido.

A partir de 2004 foram implantadas estratégias de fortalecimento da investigação dos óbitos infantis no país, que contribuíram para a adoção de medidas de prevenção de óbitos evitáveis pelos serviços de saúde.

Nomes dos membros e instituições que representam foram publicados na edição desta quinta-feira (9) do www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Boletim

Covid-19: Brasil tem 438.238 casos; total de mortes chega a 26.754

Segundo Ministério da Saúde, 177.604 pacientes foram recuperados.

Bahia tem mais de 5 mil pessoas recuperadas da covid-19
Boletim

Bahia tem mais de 5 mil pessoas recuperadas da covid-19

Na Bahia, 2.336 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vídeo

Auxílio emergencial: filas tranquilas em agências da Caixa neste feriado antecipado de São João Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram