Saúde

Instituído em Feira de Santana Comitê de Investigação de Mortalidade Materna e Infantil

O comitê terá caráter educativo, técnico-consultivo, multiprofissional e interinstitucional.

10/05/2019 às 16h51, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Representantes de oito instituições públicas e privadas comporão o Comitê de Investigação de Mortalidade Materna e Infantil em Feira de Santana, instituído nesta semana, por determinação do prefeito Colbert Martins Filho. O comitê terá caráter educativo, técnico-consultivo, multiprofissional e interinstitucional.

Vai subsidiar, a partir da avaliação da assistência à saúde, as políticas públicas para a compreensão e a redução dos determinantes e dos condicionantes da mortalidade materna, infantil e fetal.

Tem como objetivo identificar as causas que levam ao óbito infantil, com foco naquelas que poderiam ser evitados. O comitê é considerado importante instrumento de gestão.

Uma das considerações é que a redução da mortalidade infantil e a melhoria da saúde da gestante estão entre os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Observou-se também que os óbitos maternos, infantis e fetais são passíveis de prevenção e estão vinculados às precárias condições socioeconômicas e culturais.

As causas preveníveis estão relacionadas ao acesso, à utilização dos serviços de saúde e à qualidade da assistência pré-natal, ao parto, ao puerpério e ao recém-nascido.

A partir de 2004 foram implantadas estratégias de fortalecimento da investigação dos óbitos infantis no país, que contribuíram para a adoção de medidas de prevenção de óbitos evitáveis pelos serviços de saúde.

Nomes dos membros e instituições que representam foram publicados na edição desta quinta-feira (9) do www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade