Mundo

4 curiosidades sobre a comemoração do Dia das Mães ao redor do mundo

Almoços em família, presentes especiais, filhos reunidos, e até mesmo a lembrança das mães que já partiram, com homenagens diversas, de orações a coroa de flores, fazem parte deste dia.

09/05/2019 às 11h06, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Não é só no Brasil que o Dia das Mães é comemorado e celebrado. A data também é marcada de forma especial em mais de 80 países e festejada no segundo domingo do mês de maio, como por aqui. Almoços em família, presentes especiais, filhos reunidos, e até mesmo a lembrança das mães que já partiram, com homenagens diversas, de orações a coroa de flores, fazem parte deste dia.

O segundo domingo de maio foi instituído como Dia das Mães pelos Estados Unidos no início do século XX, e se estabeleceu no Brasil na década de 1930. Apesar de ter o calendário sincronizado em muitos cantos do planeta, cada lugar guarda suas particularidades em relação à data. Reunimos abaixo algumas curiosidades sobre o Dia das Mães ao redor do mundo, confira!

Datas diferentes em alguns países

Diversos países do Leste Europeu e da Ásia não seguem o calendário definido pelos Estados Unidos. São cerca de 20 países que homenageiam as mães em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Outros países, localizados no Oriente Médio, fazem a celebração da data no dia 21 de março, início do outono no hemisfério sul e da primavera no hemisfério norte.

Comemoração politizada

Na Indonésia, o Dia das Mães tem uma herança política. Celebrada em 22 de dezembro, a data tem origem no aniversário de abertura do primeiro Congresso Feminino Indonésio, que foi realizado em 1928. O evento reuniu na ocasião 30 organizações feministas, com o objetivo de melhorar as precárias condições das mulheres no país.

Pais e mães no mesmo dia

Diferente do que ocorre no Brasil, a Coreia do Sul não possui datas separadas para comemoração do Dia das Mães e do Dia dos Pais. Ambos são comemorados simultaneamente, sempre no dia 8 de maio. Mas nem sempre foi assim: como antes só as mães eram homenageadas, os pais passaram a ser incluídos para não ficarem de fora das celebrações.

Sincronia com a natureza

Na Etiópia, no continente africano, o Dia das Mães é comemorado no fim da estação chuvosa, e a data pode variar entre os meses de outubro e novembro. A celebração dura de dois a três dias. As casas são decoradas especialmente para a ocasião, uma grande refeição é preparada, e as mulheres dançam em homenagem às famílias.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade