Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
21 de Setembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Ciência e Tecnologia

Todas as notícias
Publicado em 09/05/2019 10h48.

Google libera emojis inéditos para Android; veja as figurinhas

São 53 emojis 'não-binários' atualizados por gênero
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Google libera emojis inéditos para Android; veja as figurinhas
Foto: Divulgação/Google

Acorda Cidade

O Google lançou nesta quarta-feira (8) as carinhas do mais recente pacote de Emoji 12.0 para Android. São 230 novos emojis para 2019, focados em diversidade e acessibilidade, que trazem também figurinhas para ilustrar pessoas com deficiência, casais inter-raciais e desenhos sem gênero específico.

Os emojis fazem parte da versão beta do Android Q. A atualização está disponível para todos os celulares Google Pixel e outros 15 aparelhos de fabricantes como Sony, OnePlus, Nokia e LG. Como todos os softwares beta, os designs lançados pelo Google podem sofrer alterações antes do lançamento da versão final. Confira a seguir as carinhas inéditas do pacote de emojis para Android.

Além do lançamento dos emojis aprovados pela Unicode para 2019, o Google também desenvolveu uma figura não-binária e adaptou 53 ilustrações humanas de homem e mulher para oferecer uma terceira opção de gênero. Figuras como vampiro, zumbi, fada e outros ganharam uma nova versão para quem deseja não definir seu sexo.

Em entrevista ao site Fast Company, a designer do Google Jennifer Daniel não esclareceu como se referir ao novo emoji: "Não chamamos esse personagem de não-binário, terceiro gênero ou assexual — e nem de unissex". A proposta da nova carinha é trazer inclusão, e reconhecer o gênero como um espectro, de forma que a figura pode ser masculina, feminina ou outra identidade de gênero.

Nas novas imagens do Google, alguns emojis sofreram alterações ao incluírem a versão própria para o terceiro gênero, como mudança de penteado e outros em vestimentas. Por exemplo, o vampiro não-binário (ilustrado na segunda coluna da figura abaixo) usa uma corrente no pescoço, em vez de uma gravata borboleta ou colar. Já a figura de sereia aparece de braços cruzados, diferente da edição feminina de top, e da masculina com o tridente.

Mais acessibilidade e inclusão

O pacote Emoji 12.0 defende a representatividade a partir da estreia de diversas figurinhas que visam à inclusão de casais inter-raciais, pais do mesmo sexo, e pessoas de todas as etnias. Além da maior oferta de imagens de tons de pele diferentes e casais variados, os novos emojis seguem a campanha defendida pela Apple no ano passado de representação para pessoas com capacidades diferentes e dispositivos orientados para acessibilidade. Algumas das ilustrações novas incluem aparelho auditivo, cão-guia e cadeira de rodas motorizada.

Fonte: TechTudo

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Ciência

Estudo revela compostos que podem combater a tuberculose

Pelo estudo, a professora da UFF recebeu o prêmio PeerJ Award, durante o 8º Workshop da Rede Científica Int...

Mestranda da Uefs desenvolve bioinseticida que combate o aedes aegypti
Ciência

Mestranda da Uefs desenvolve bioinseticida que combate o aedes aegypti

O estudo produzido em condições laboratoriais, derivou na mortalidade de até 76,6% das larvas, por meio do ...

Contas de menores de 13 anos serão apagadas do Instagram
Tecnologia

Contas de menores de 13 anos serão apagadas do Instagram

Celebridades mirins como Enrico Bacchi, ou as crianças da família Poncio, José, João e Davi devem ser atin...

Vídeo

Senado Aprova (16/9 a 20/9) — O mais importante que o Senado aprovou na semana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta Sexta-Feira 20.09 (Parte 01):
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram