Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
21 de Setembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Agenda Cultural

Todas as notícias
Publicado em 08/05/2019 14h24.

Jovens farão passeata de alerta sobre depressão, automutilação e suicídio no bairro Tomba

O evento acontece às 15h com concentração no Orfanato Evangélico localizado no conjunto Panorama.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Jovens farão passeata de alerta sobre depressão, automutilação e suicídio no bairro Tomba
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Acontece, no próximo sábado (11) no Tomba, maior bairro de Feira de Santana, a Passeata Evangelística Não Desista da Vida, um ato público que vai trazer um alerta sobre a depressão, a automutilação e o pensamento suicida.

O evento, que começa às 15h, com concentração no Orfanato Evangélico, é uma realização conjunta da União de Jovens das Assembleias de Deus na zona sul da cidade, conhecida pela sigla Ujadefs-Área 2, com diversas outras áreas da Adefs, além de ONG’s e outras instituições sociais e religiosas interessadas no tema.

Animados por canções que exaltem a vida como dom de Deus, entoadas por diversos ministérios de louvor sobre um trio elétrico, os jovens vão mostrar que vale a pena viver e que o autoassassinato não é o caminho para vencer esse tríplice problema.

“Marcharemos juntos para dizer as pessoas que elas não estão sozinhas e que podem contar com a gente. A escuta afetiva também é um mecanismo de cura", afirmou o Pb. Danilo guerra, coordenador do evento, que também vai contar com a participação especial da Amanda Amaral, uma jovem que ficou depressiva por muito tempo, automutilava-se e tentou o suicídio por diversas vezes, até que um dia tudo mudou.

A passeata, que seguirá pelas principais ruas e avenidas da região, vai culminar na Praça do Tomba, onde será realizado um ato público em defesa da vida.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, imprensa em seus mais variados segmentos; comerciantes locais, sociedade civil organizada, psicólogos, assistentes sociais e entidades do terceiro setor.

A depressão em Feira

Ano passado, o Centro de Atendimento Psicossocial João Carlos Lopes Cavalcante (CAPS 3) realizou mais de 14 mil atendimentos, a maioria, segundo informou a coordenação da unidade, tem relação com a depressão, esquizofrenia e bipolaridade.

“A depressão é o estopim para casos de suicídio e bipolaridade”, afirmou a coordenadora Renata Bittencourt, em janeiro deste ano à imprensa local.

Em âmbito nacional, a OMS, Organização Mundial da Saúde, aponta que mais de 11 milhões de brasileiros sofrem com a depressão e no mundo inteiro, esse número se amplia e já ultrapassa a marca dos 300 milhões de depressivos.

Outro dado estarrecedor é o número de pessoas que atentaram contra a própria vida. Segundo a OMS, em um ano, 788 mil pessoas morreram por suicídio. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi é uma das principais causa de morte. Já no que tange a automutilação, o Brasil não apresenta dados oficiais, mas organismo afirmam que 20% dos jovens brasileiros se automutilam.

Para mais informações de como se unir ao grupo de jovens que idealizou o evento, os interessados pela causa podem entrar em contato pelos telefones (75) 99227-8883 / 99282-8883.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Agenda Cultural

Museu Regional de Arte realiza programação neste domingo (22)

A programação é gratuita e tem classificação livre.

SMT realiza projeto Rua Viva especial neste domingo
Agenda Cultural

SMT realiza projeto Rua Viva especial neste domingo

O projeto é aberto ao público, promove esporte, práticas saudáveis e educação para o trânsito para toda...

Filarmônica 25 de Março homenageia personalidades feirenses no Casarão Fróes da Mota
Agenda Cultural

Filarmônica 25 de Março homenageia personalidades feirenses no Casarão Fróes da Mota

Na noite em homenagem a João Marinho, será tocada a valsa Hildete Falcão, nome de uma de suas filhas.

Vídeo

Carro desgovernado invade clínica em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta Sexta-Feira 20.09 (Parte 01):
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram