Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • BAHIA AQUI É TRABALHO JUNHO 1
  • BAHIA AQUI É TRABALHO JUNHO 1
20 de Junho de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Mundo

Todas as notícias
Publicado em 05/05/2019 11h16.

ONU celebra Dia Internacional da Língua Portuguesa

Desde dezembro, estudantes de vários níveis têm a possibilidade de estudar a língua na Escola Internacional das Nações Unidas.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
ONU celebra Dia Internacional da Língua Portuguesa
Foto: Divulgação/ONU News

Acorda Cidade

Este domingo (5) marca o Dia da Língua Portuguesa. A data celebra a importância cultural e histórica do idioma para toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Desde dezembro, estudantes de vários níveis têm a possibilidade de estudar a língua na Escola Internacional das Nações Unidas, por meio de um projeto piloto para alunos que desejem aprender português em contexto extracurricular.

O professor de português na Escola Internacional das Nações Unidas José Carlos Adão é também o adjunto de coordenação do ensino de português do Instituto Camões. O docente explicou à ONU News a importância deste projeto.

“Dada a relevância que o português já assume na cena internacional, sendo língua de trabalho de organizações internacionais como a União Africana e a Cedeao, estar presente numa escola que tem 1,6 mil alunos, de imensas nacionalidades, e dar a possibilidade de os alunos aprenderem essa língua, que é uma das mais faladas do mundo, é importantíssimo. O português deverá futuramente ocupar cada vez mais esse espaço de destaque nas línguas que se afirmam e que são línguas de negócios, de cultura, que fazem parte da cena internacional. Tê-las nesses espaços beneficia a língua, mas também os contextos internacionais em que estão.”

As aulas têm mais de 20 alunos inscritos e decorrem três vezes por semana. Os interessados têm idades entre os oito e os 18 anos.

“Tem muitos alunos de ascendência lusófona, de países da CPLP, e que podem aprender essa língua que é nossa e que partilhamos, com algumas diferenças entre si, muitas semelhanças, e pequenas situações que nos fazem sorrir quando nos entendemos. Palavras que nós dizemos de uma forma e que no Brasil são usadas de outra forma e que já tem acontecido nas aulas, com os alunos, essas pequenas situações.”

José Carlos Adão explicou que o objetivo da iniciativa é que o português passe a fazer parte do currículo da escola, dando a possibilidade aos alunos de estudar a língua como uma das suas opções.

O professor diz que, além da língua, as aulas procuram “tocar pontos como cultura, cidades da CPLP, aspectos e curiosidades das diferenças culturais e semelhanças que existem, e questões da língua, como contos tradicionais, imagens, áudios.”

Evento
Na sexta-feira, 10 de maio, a CPLP, hoje presidida por Cabo Verde, marca o dia com um evento na sede das Nações Unidas em Nova York.

Dezenas de representantes da comunidade internacional, funcionários da ONU e convidados terão oportunidade de assistir a momentos culturais destes países e experimentar especialidades gastronômicas.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Mundo

Terremoto de magnitude 6,7 atinge o norte do Japão e deixa 28 feridos

Milhares de domicílios em Niigata e Yamagata ficaram sem luz

Mundo

Ex-presidente egípcio morre durante audiência em tribunal

Mursi falou diante do juiz por 20 minutos e desmaiou.

Brasileiro de 31 anos é eleito prefeito em cidade de 250 habitantes na Itália
Mundo

Brasileiro de 31 anos é eleito prefeito em cidade de 250 habitantes na Itália

Luca Borgna nasceu em Minas Gerais e foi adotado por uma família italiana aos 2 meses de idade.

Vídeo

Senado Aprova (10 a 14 de junho) — O mais importante que o Senado aprovou nesta semana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Motoristas relatam dificuldade para retirar carros apreendidos de pátio terceirizado
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram