Micareta

HGCA aumenta o efetivo da emergência em 15% e capacita equipe para as demandas da Micareta

Esquema especial vai funcionar 24 horas.

25/04/2019 às 17h23, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A direção do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) aumentou em 15 % o efetivo de funcionários da emergência (médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem, nutricionistas e fisioterapeutas), houve também o acréscimo de profissionais na área de higiene/limpeza e maior disponibilidade de medicamentos.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o Diretor do Hospital, José Carlos Pitangueira recomendou aos foliões que se ingerirem bebidas alcoólicas, utilizem táxis, serviços de transporte por aplicativo evitando dirigir ou pilotar motos para evitar acidentes.

Ainda com informações do diretor do HGCA, cada dia de festa, o efetivo de profissionais vai contar com em média 30 a 35 médicos, 40 a 48 enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas à disposição da população.

No plantão da Micareta de 2018, José Carlos Pitangueira afirmou que foi tranquilo todos os dias de festa.

“De todos os Micaretas, eu só tive problema no ano do apagão, que teve tiroteio, mas a população vem para se divertir, pois eu sempre digo, a Micareta de Feira é a maior do Brasil”.

Esquema especial 24 horas e treinamento

Segundo ele, o esquema especial vai funcionar 24 horas dando todo o suporte às possíveis vitimas de politraumatismos ocorridos em Feira de Santana e região, durante a Micareta.

 "Acredito que este ano teremos uma festa bem menos violenta, visto que o Governo do Estado destinou 10 mil policiais militares e do corpo de bombeiros para reforçar a segurança. Pedimos à população que vá brincar a festa momesca com muita paz e tranquilidade," disse Pitangueira. Segundo ele, em 2018 houve redução de 19 % do total de atendimentos em relação ao período festivo de 2017.

Ainda como parte dos preparativos para a festa, o HGCA vem realizando internamente algumas atividades. Durante toda esta quinta-feira (25), vai acontecer um curso de suporte básico e avançado de vida. O objetivo é treinar e capacitar ainda mais a equipe da emergência para atuar nos casos de parada cardíaca, onde todos possam atuar de forma efetiva o mais precoce possível para prevenir danos graves ao paciente.

As aulas serão teóricas e práticas com manequins de simulação realística. Pela manhã a ação foi coordenada pelo médico intensivista e coordenador da UTI do HGCA, Lucio Couto. Pela tarde o curso foi organizado pela gerente de enfermagem, Karina Cerqueira, e terá como facilitador o enfermeiro Robson Batista Santos. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade