Feira de Santana

Samu promove simulado de atendimento a vítima de tiro na Micareta

O objetivo da ação foi alinhar os trabalhos das equipes que vão trabalhar durante a festa que acontece de 25 a 28 de abril em caso de acidentes de grandes proporções.

24/04/2019 às 08h58, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O Serviço de Atendimento de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Feira de Santana coordenou na tarde de ontem (23), o simulado de atendimento a vítimas de tiro na Avenida Presidente Dutra na área do circuito da Micareta Maneca Ferreira. O objetivo da ação foi alinhar os trabalhos das equipes que vão trabalhar durante a festa que acontece de 25 a 28 de abril em caso de acidentes de grandes proporções.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Pedro Américo,coordenador da Defesa Civil explicou que o órgão atua em casos como o do simulado como um agente articulador do sistema. A Defesa Civil tem como função a integração das forças e orientação do trabalho para que as vítimas sejam retiradas e a estrutura seja restabelecida. Para que haja uma normalidade da situação.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Primeiro alertamos a população de que um evento como esse, como a Micareta, a gente tem que prevenir o máximo possível para evitar acidentes com múltiplas vítimas. Evitar problemas que possam ocasionar danos. O segundo ponto é a interlocução e a relação das forças de segurança de de resgaste. Porque a gente sabe que cada instituição tem o seu papel, cada instituição tem a sua responsabilidade, mas a integração é fundamental e Feira de Santana tem sido um exemplo de treinamentos, nos quais a gente tem múltiplos agentes, sejam eles particulares, sejam eles públicos, do município, do estado, da união. Essa integração é fundamental e a gente sabe que quando precisar a gente não vai ficar ali sem saber o que fazer, todo mundo já vai ter essa sintonia. A atuação será muito melhor e a população bem atendida”, explicou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O tenente Américo do Corpo de Bombeiros que também participou da simulação frisou ainda que simulados de prevenção de acidentes e desastres trabalham com a simulação de casos reais e assim todos os treinamentos são colocados em prática. Dessa forma, todos os agentes podem enxergar os possíveis erros e assim corrigi-los.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Sabemos, por exemplo, que quando há um disparo, há aglomeração de pessoas. Essas pessoas tendem a correr para se livrar do problema e acabam empurrando outras que acabam sendo pisoteadas. Aí não teremos só as vítimas de disparos, mas as que foram pisoteadas. Podemos ter fraturas de todos os tipos. Todos os tipos de traumas envolvidos nessas situações. Aí como é o Corpo de Bombeiros que está patrulhando com os seus grupamentos no circuito, geralmente é ele que dá o primeiro atendimento”, relatou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A coordenadora do Samu, Maiza Macedo, comentou que o simulado funciona como uma aula aberta e um treinamento para todos os profissionais da saúde e profissionais da área de segurança, de meio ambiente e do trânsito para atuarem em uma situação de desastre. De acordo com ela, o perfil epidemiológico aponta que os desastres têm aumentando e é necessário que os órgãos estejam preparados para agir nessas situações.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Considerando que a Micareta é uma festa que reúne um numero grande de pessoas, então é importante e necessário esse treinamento”, afirmou.

Maiza Macêdo informou que o simulado aconteceu pela 8ª edição e o trabalho está evoluindo no sentido de gerar uma produção científica que sirva como base para estudos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós hoje temos certeza que temos uma equipe que já sabe se posicionar diante de um evento dessa magnitude, uma equipe que já sabe definir sua área de atuação uma equipe que sabe a importância e a necessidade de trabalhar sobre um comando único, de utilizar a ferramenta sistema de comando de incidentes e utilizar o método start. A partir daqui será gerado um material científico”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade